Open Journal Systems

A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática

Glauco Gomes de Menezes

Resumo


Este artigo discute sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e levanta preocupações contemporâneas sobre o papel do professor da educação básica como um produtor de conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das TIC como um artefato usado para mediar o processo de produção de conhecimento; também realiza uma pesquisa ex­ploratória e qualitativa, por meio de análise documental, a fim de apresentar discussões sobre como os professores da Educação Básica do Estado do Paraná (Brasil), estão envolvidos no processo de produção, sistematização e divulgação do conteúdo educacional na Internet. Finalmente, apresenta algumas análises para relacionar as diferentes formas de participação do professor na formação de comunidades de prática dessa natureza.


Palavras-chave


Saberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de Prática

Texto completo:

PDF DOI