A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática

Autores/as

  • Glauco Gomes de Menezes UFPR

Palabras clave:

Saberes Docentes, Tecnologia Educacional, Formação de Professores, Produção de Conhecimento, Formação Continuada, Comunidades de Prática

Resumen

Este artigo discute sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e levanta preocupações contemporâneas sobre o papel do professor da educação básica como um produtor de conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das TIC como um artefato usado para mediar o processo de produção de conhecimento; também realiza uma pesquisa ex­ploratória e qualitativa, por meio de análise documental, a fim de apresentar discussões sobre como os professores da Educação Básica do Estado do Paraná (Brasil), estão envolvidos no processo de produção, sistematização e divulgação do conteúdo educacional na Internet. Finalmente, apresenta algumas análises para relacionar as diferentes formas de participação do professor na formação de comunidades de prática dessa natureza.

Biografía del autor/a

Glauco Gomes de Menezes, UFPR

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná; e-mail: glaucogm@ufpr.br

Publicado

2013-10-07

Cómo citar

Menezes, G. G. de. (2013). A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática. Educar Em Revista, 30(51), p. 283–299. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987

Número

Sección

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