Open Journal Systems

Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos

Nilda Alves

Resumo



O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a
mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o formando
vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados
de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados
em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma
segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade
da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação
que dê conta disso.

Images of teachers and webs of knowledge in daily work

Abstract


The article discusses the formation of teachers understanding that it takes
place in countless daily contexts experienced by the subject, according to
the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches,
it connects knowledges incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part,
the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the
pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to
deal with these complexities.


Palavras-chave


rede de conhecimentos; memória de professores; imagens de professores; nets of knowledge; memories of teachers; images of teachers.

Texto completo:

PDF DOI