Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos

Autores

  • Nilda Alves

Palavras-chave:

rede de conhecimentos, memória de professores, imagens de professores, nets of knowledge, memories of teachers, images of teachers.

Resumo

O artigo discute a formação de professores a partir da compreensão que a mesma se dá em inúmeros contextos cotidianos, nos quais o formando vive, dentro da idéia de redes de conhecimentos. Apresentando resultados de duas pesquisas diferentes, relaciona os conhecimentos incorporados em diversos cotidianos, a partir da memória de professores. Em uma segunda parte, na análise de imagens de professores, indica a complexidade da prática pedagógica, o que impõe a necessidade de uma formação que dê conta disso.

Images of teachers and webs of knowledge in daily work

Abstract

The article discusses the formation of teachers understanding that it takes place in countless daily contexts experienced by the subject, according to the idea of nets of knowledge. Presenting results of two different researches, it connects knowledges incorporated in the everyday life of different people, through the concept of memory of teachers. In the second part, the analysis of the images of teachers indicates the complexity of the pedagogical practice, which imposes the necessity of a formation able to deal with these complexities.

Downloads

Como Citar

Alves, N. (2004). Imagens de professoras e redes cotidianas de conhecimentos. Educar Em Revista, 20(24), p. 19–36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2207

Edição

Seção

Dossiê Temático