(Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas em educação. Condições de trabalho docente. Êxito profissional. Valorização docente.

Resumo

A pesquisa investiga a concepção de êxito docente divulgada pelo Prêmio Educador Nota 10, discutindo as implicações de sua percepção particular de sucesso para a valorização do trabalho exercido por essa categoria profissional. Utilizando autores como Dardot e Laval e Montaño, o estudo se ampara em uma análise de conteúdo de sínteses divulgadas pelo concurso acerca dos projetos vencedores em dez edições, e discute as concepções frisadas por ele para premiar os professores e, com isso, imputar seus critérios de valorização. O estudo, qualitativo e documental, identifica o empreendedorismo, a concorrência e a meritocracia como definidores do êxito na premiação. A disseminação desses elementos pelo Prêmio colabora com a naturalização da precariedade no trabalho docente ao promover a percepção de que o professor, individualmente, superaria dificuldades e alcançaria seus objetivos, prescindindo de direitos e restringindo a valorização a bonificações individuais e provisórias.

Biografia do Autor

Renata Cecilia Estormovski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na linha de pesquisa Educação, desigualdades e inclusão. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes (GEPCEM Unisinos/CNPq).

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Estormovski, R. C., & Siqueira Esquinsani, R. S. (2023). (Des)Valorização docente na educação básica brasileira: naturalização da precarização promovida pelas premiações de professores. Educar Em Revista, 39, e87138. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87138

Edição

Seção

DOSSIÊ Valorização Docente nos Contextos de Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo