Open Journal Systems

A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade

José Carlos Libâneo

Resumo



Este trabalho avalia possibilidades teóricas de renovação das práticas de
formação inicial e continuada de professores com base na concepção histórico-
cultural da aprendizagem escolar, compreendendo o trabalho de
professor efetivamente como atividade teórica e prática. Após constatação
das demandas formativas postas ao desenvolvimento teórico da didática
em face das exigências educacionais contemporâneas, são apontados elementos
teóricos da concepção histórico-cultural e suas vertentes, com
destaque à atividade de aprendizagem escolar. No final, são apresentadas
as possibilidades de aplicação dessa teoria à formação de professores,
numa tentativa de buscar um paradigma teoricamente mais ampliado de
orientação das práticas de formação profissional de professores.

The learning process in the school and the formation of teachers in the perspective of the historic-cultural psycology and the activity theory

Abstract


This work appraises theoretical possibilities of renovation in the practices
of formation of teachers. Acknowledging the importance of reflexivity and refusing the idea of the professional practice as a merely technical
activity, the work of the teacher is understood as a practical and theoretical
activity, according to a historic e social conception and the theory of the
activity. Initially, there is a brief exposition on the current debate about the
contemporary educational demands. After that, theoretical elements of
the historic-cultural conception and its variations are presented, pointing
out the learning activity. Finally, the possible applications of this theory in
the formation of teachers is considered as an alternative to the current
formation models. The author expects this work to be evaluated as a first
approach to the theme, within the limits of his intellectual experience, in
the search for a theoretically wider paradigm to guide the practice of
formation of teachers.


Palavras-chave


Teoria histórico-cultural da atividade; ensino desenvolvimental; formação de professores; pensamento de V. Davydov;

Texto completo:

PDF DOI