Exploração de necessidades socioeducativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental
Resumo
O ensino da educação ambiental é o
tema desta pesquisa. A compreensão da
educação ambiental como processo
educativo fundamental no desenvolvimento
de valores, atitudes e comportamentos
necessários à busca da qualidade
ambiental e da sustentabilidade; o
exercício da prática cotidiana do magistério
na Universidade Federal do Paraná,
especificamente em cursos de formação
de professores do ensino fundamental e
médio, em que toda e qualquer reflexão
que objetive a integração da educação
ambiental no sistema escolar será benéfica;
a expectativa de poder desenvolver,
na escola, projetos de ensino cujo
princípio orientador seja o meio ambiente,
tanto em seu planejamento como
no seu desenvolvimento, num enfoque
interdisciplinar; e, finalmente, a oportunidade
da implementação de projeto
de intervenção socioeducativa no município
de Pinhais, onde se constata crescente
agravamento dos problemas
ambientais ao longo dos últimos anos,
se constituíram nos motivos fundamentais
determinantes da escolha do tema e
desse município como local onde a pesquisa
foi desenvolvida. Com a pesquisa,
pretendeu-se implementar e testar um
enfoque interdisciplinar, de orientação
e intervenção de educação ambiental no
sistema escolar a partir de um modelo
multidisciplinar, atendendo aos pressupostos
teóricos que fundamentam o seu
ensino. O trabalho está estruturado em
três partes: o marco teórico, o marco
contextual e o estudo empírico. A primeira
parte é constituída pelos Capítulos
I e II, em que são estabelecidas as
inter-relações entre as bases filosóficas
e culturais da sociedade ocidental e as
atitudes e comportamentos do homem
em relação ao meio ambiente. São também
apresentadas as primeiras tentativas
de defesa do mundo natural, originadas
da constatação da gravidade dos
problemas ambientais, e a sua transformação
em movimentos ambientalistas
organizados tanto por iniciativas populares
quanto por órgãos governamentais.
Complementando as informações, registra-
se o surgimento da educação
ambiental como processo educativo,
suas tendências e trajetória ao longo das
últimas três décadas. Na segunda parte
do trabalho, constituída por dois capítulos
(Capítulos III e IV), buscou-se caracterizar o contexto onde o projeto de
intervenção socioeducativa de educação
ambiental foi implantado: o município
de Pinhais, situado na Região Metropolitana
de Curitiba. São apresentados,
também, dados relativos ao Estado
do Paraná. O projeto foi desenvolvido
no 2.º semestre de 1997, com alunos da
4.º série do municipal de ensino fundamental,
matriculados na escola
Clementina Cruz, integrante da rede
municipal de ensino do município de
Pinhais, com duração de 19 semanas. Na
terceira parte (Capítulos V, VI, VII e
VIII), é relatado o estudo empírico realizado:
análise de necessidades, planejamento,
implementação do projeto de
intervenção socioeducativa, análises e
interpretação dos dados. São apresentadas,
também, as conclusões e sugestões
decorrentes de considerações que envolvem
a fundamentação teórica do tema e
os resultados obtidos com a análise de
necessidades e dos dados resultantes da
implementação do projeto, a partir das
hipóteses e objetivos da pesquisa. As
conclusões e sugestões, espera-se, poderão
auxiliar e orientar o desenvolvimento
de outros projetos de educação
ambiental em escolas do ensino fundamental.