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Exploração de necessidades socioeducativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental

Resumo

O ensino da educação ambiental é o tema desta pesquisa. A compreensão da educação ambiental como processo educativo fundamental no desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos necessários à busca da qualidade ambiental e da sustentabilidade; o exercício da prática cotidiana do magistério na Universidade Federal do Paraná, especificamente em cursos de formação de professores do ensino fundamental e médio, em que toda e qualquer reflexão que objetive a integração da educação ambiental no sistema escolar será benéfica; a expectativa de poder desenvolver, na escola, projetos de ensino cujo princípio orientador seja o meio ambiente, tanto em seu planejamento como no seu desenvolvimento, num enfoque interdisciplinar; e, finalmente, a oportunidade da implementação de projeto de intervenção socioeducativa no município de Pinhais, onde se constata crescente agravamento dos problemas ambientais ao longo dos últimos anos, se constituíram nos motivos fundamentais determinantes da escolha do tema e desse município como local onde a pesquisa foi desenvolvida. Com a pesquisa, pretendeu-se implementar e testar um enfoque interdisciplinar, de orientação e intervenção de educação ambiental no sistema escolar a partir de um modelo multidisciplinar, atendendo aos pressupostos teóricos que fundamentam o seu ensino. O trabalho está estruturado em três partes: o marco teórico, o marco contextual e o estudo empírico. A primeira parte é constituída pelos Capítulos I e II, em que são estabelecidas as inter-relações entre as bases filosóficas e culturais da sociedade ocidental e as atitudes e comportamentos do homem em relação ao meio ambiente. São também apresentadas as primeiras tentativas de defesa do mundo natural, originadas da constatação da gravidade dos problemas ambientais, e a sua transformação em movimentos ambientalistas organizados tanto por iniciativas populares quanto por órgãos governamentais. Complementando as informações, registra-se o surgimento da educação ambiental como processo educativo, suas tendências e trajetória ao longo das últimas três décadas. Na segunda parte do trabalho, constituída por dois capítulos (Capítulos III e IV), buscou-se caracterizar o contexto onde o projeto de intervenção socioeducativa de educação ambiental foi implantado: o município de Pinhais, situado na Região Metropolitana de Curitiba. São apresentados, também, dados relativos ao Estado do Paraná. O projeto foi desenvolvido no 2.º semestre de 1997, com alunos da 4.º série do municipal de ensino fundamental, matriculados na escola Clementina Cruz, integrante da rede municipal de ensino do município de Pinhais, com duração de 19 semanas. Na terceira parte (Capítulos V, VI, VII e VIII), é relatado o estudo empírico realizado: análise de necessidades, planejamento, implementação do projeto de intervenção socioeducativa, análises e interpretação dos dados. São apresentadas, também, as conclusões e sugestões decorrentes de considerações que envolvem a fundamentação teórica do tema e os resultados obtidos com a análise de necessidades e dos dados resultantes da implementação do projeto, a partir das hipóteses e objetivos da pesquisa. As conclusões e sugestões, espera-se, poderão auxiliar e orientar o desenvolvimento de outros projetos de educação ambiental em escolas do ensino fundamental.

educação ambiental; formação de professores; intervenção socioeducativa


Exploração de necessidades socioeducativas e análises de modelos de programas formativos da educação ambiental como caráter experimental

Vilma Barra

Universidade de Santiago de Compostela

RESUMO

O ensino da educação ambiental é o tema desta pesquisa. A compreensão da educação ambiental como processo educativo fundamental no desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos necessários à busca da qualidade ambiental e da sustentabilidade; o exercício da prática cotidiana do magistério na Universidade Federal do Paraná, especificamente em cursos de formação de professores do ensino fundamental e médio, em que toda e qualquer reflexão que objetive a integração da educação ambiental no sistema escolar será benéfica; a expectativa de poder desenvolver, na escola, projetos de ensino cujo princípio orientador seja o meio ambiente, tanto em seu planejamento como no seu desenvolvimento, num enfoque interdisciplinar; e, finalmente, a oportunidade da implementação de projeto de intervenção socioeducativa no município de Pinhais, onde se constata crescente agravamento dos problemas ambientais ao longo dos últimos anos, se constituíram nos motivos fundamentais determinantes da escolha do tema e desse município como local onde a pesquisa foi desenvolvida. Com a pesquisa, pretendeu-se implementar e testar um enfoque interdisciplinar, de orientação e intervenção de educação ambiental no sistema escolar a partir de um modelo multidisciplinar, atendendo aos pressupostos teóricos que fundamentam o seu ensino. O trabalho está estruturado em três partes: o marco teórico, o marco contextual e o estudo empírico. A primeira parte é constituída pelos Capítulos I e II, em que são estabelecidas as inter-relações entre as bases filosóficas e culturais da sociedade ocidental e as atitudes e comportamentos do homem em relação ao meio ambiente. São também apresentadas as primeiras tentativas de defesa do mundo natural, originadas da constatação da gravidade dos problemas ambientais, e a sua transformação em movimentos ambientalistas organizados tanto por iniciativas populares quanto por órgãos governamentais. Complementando as informações, registra-se o surgimento da educação ambiental como processo educativo, suas tendências e trajetória ao longo das últimas três décadas. Na segunda parte do trabalho, constituída por dois capítulos (Capítulos III e IV), buscou-se caracterizar o contexto onde o projeto de intervenção socioeducativa de educação ambiental foi implantado: o município de Pinhais, situado na Região Metropolitana de Curitiba. São apresentados, também, dados relativos ao Estado do Paraná. O projeto foi desenvolvido no 2.º semestre de 1997, com alunos da 4.º série do municipal de ensino fundamental, matriculados na escola Clementina Cruz, integrante da rede municipal de ensino do município de Pinhais, com duração de 19 semanas. Na terceira parte (Capítulos V, VI, VII e VIII), é relatado o estudo empírico realizado: análise de necessidades, planejamento, implementação do projeto de intervenção socioeducativa, análises e interpretação dos dados. São apresentadas, também, as conclusões e sugestões decorrentes de considerações que envolvem a fundamentação teórica do tema e os resultados obtidos com a análise de necessidades e dos dados resultantes da implementação do projeto, a partir das hipóteses e objetivos da pesquisa. As conclusões e sugestões, espera-se, poderão auxiliar e orientar o desenvolvimento de outros projetos de educação ambiental em escolas do ensino fundamental.

Palavras-chave: educação ambiental, formação de professores, intervenção socioeducativa.

ORIENTADOR: Luis Sobrado Fernandes

NÍVEL: Doutorado

ANO DA DEFESA: 2000

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
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