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Apresentação

Claudia Madruga Cunha, Flávia Vieira

Resumo


Nas sociedades ocidentais, os avanços da democracia tornaram possível o alargamento da base social da escola e o acesso das classes sociais desfavorecidas a processos de escolarização, trazendo novos desafios às práticas dos professores da Educação Básica. Atuar no contexto de heterogeneidade e complexidade da sala de aula do séc. XXI requer práticas pedagógicas diferenciadas e autonomia docente, a par do fortalecimento da profissão através do estudo e da pesquisa. Nesse contexto, e considerando ainda as tendências políticas atuais para o reforço de lógicas educativas neoliberais prioritariamente focadas na obtenção de resultados, nos rankings das instituições e na burocratização crescente dos processos de garantia de qualidade, importa manter em aberto o debate sobre a formação de professores, acreditando-se no potencial contributo da profissionalização docente para as transformações educativas e sociais. Entende-se, acima de tudo, que a formação de professores deverá fomentar uma escola de orientação humanista e democrática, rumo a uma sociedade também mais humanista e democrática.

Palavras-chave


Mestrado Profissional; Formação de professores.

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