Apresentação

Autores/as

  • Claudia Madruga Cunha Universidade Federal do Paraná
  • Flávia Vieira

Palabras clave:

Mestrado Profissional, Formação de professores.

Resumen

Nas sociedades ocidentais, os avanços da democracia tornaram possível o alargamento da base social da escola e o acesso das classes sociais desfavorecidas a processos de escolarização, trazendo novos desafios às práticas dos professores da Educação Básica. Atuar no contexto de heterogeneidade e complexidade da sala de aula do séc. XXI requer práticas pedagógicas diferenciadas e autonomia docente, a par do fortalecimento da profissão através do estudo e da pesquisa. Nesse contexto, e considerando ainda as tendências políticas atuais para o reforço de lógicas educativas neoliberais prioritariamente focadas na obtenção de resultados, nos rankings das instituições e na burocratização crescente dos processos de garantia de qualidade, importa manter em aberto o debate sobre a formação de professores, acreditando-se no potencial contributo da profissionalização docente para as transformações educativas e sociais. Entende-se, acima de tudo, que a formação de professores deverá fomentar uma escola de orientação humanista e democrática, rumo a uma sociedade também mais humanista e democrática.

Publicado

2017-02-25

Cómo citar

Cunha, C. M., & Vieira, F. (2017). Apresentação. Educar Em Revista, 33(63), p. 13–17. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49808

Número

Sección

Dossiê Temático