Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880

Vera Teresa Valdemarin

Resumo


Esse artigo tem como tema geral a circulação transnacional do conhecimento pedagógico e toma como como fonte documental obras norte-americanas que integram o acervo Paulo Bourroul, originário da biblioteca da Escola Normal da Capital/Escola Normal Caetano de Campos, doado à Faculdade de Educação/USP em 1976. Numa perspectiva exploratória, a análise dessa arena intelectual, social e cultural na qual o conhecimento se move, incidiu sobre obras em circulação na última década do regime monárquico. O inventário das obras permitiu identificar tendências predominantes: no âmbito das práticas, os processos de ensino intuitivo adquiriram legitimidade por meio de diferentes rotas de circulação; no âmbito científico, a pedagogia amparava-se em princípios formuladas pela Psicologia para descrever o funcionamento do intelecto na produção de ideias e convicções e elevava as finalidades do campo pedagógico para além da instrução dos conteúdos.


Palavras-chave


Biblioteca de professores; circulação de ideias pedagógicas; ideias pedagógicas norte-americanas; acervo Paulo Bourroul.

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Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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