“Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas

Autores

  • Liliana Soares Ferreira UFSM

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico, trabalho, escola, trabalho dos professores

Resumo

Para este texto, foram analisados três excertos recorrentes nos discursos de noventa e oito professores da região central do estado do Rio Grande do Sul, que participaram de uma entrevista, em que os interlocutores responderam a questões sobre qual é e como se caracteriza o seu trabalho. Categorizados os argumentos e analisados com base, principalmente, na obra de Lukacsiana, esteve-se em busca de um entendimento mais aprofundado de uma recorrente resposta que reiterava que o trabalho é “ser professora/ser professor”, aplicada como modo acabado da profissão do qual resulta um ser, diga-se, por percepção semântica, completo, enquanto se acredita haver um contínuo movimento de fazer-se para ser, pois o ser social produz-se cotidianamente. Com base na categoria trabalho, Lukács propôs um entendimento do ser social, explicando-o a partir do trabalho. Busca-se, então, neste texto, um entendimento do ser social, explicando-o a partir do trabalho, considerando aspectos expressos por essa evidenciação do verbo “ser” com possibilidade de um caráter ontológico.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, UFSM

Doutora em Educação

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM

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Publicado

2016-03-30

Como Citar

Ferreira, L. S. (2016). “Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas. Educar Em Revista, 32(59), p. 175–192. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40948

Edição

Seção

Demanda Contínua