Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática

Autores

  • Flávia Vieira Universidade do Minho

Palavras-chave:

Formação de professores, experiência educativa, emancipação profissional.

Resumo

A formação pós-graduada pode favorecer a reconfiguração do pensamento e das práticas dos professores, rumo a uma educação mais democrática nas escolas. Com base neste pressuposto, defende-se uma pedagogia da experiência nos contextos formativos e descreve-se uma estratégia desenvolvida numa disciplina de um mestrado destinado a professores. Nesse contexto, os formandos desenvolvem experiências de investigação-ação focadas na autonomia dos seus alunos e produzem narrativas onde descrevem e teorizam essas experiências, refletindo sobre o seu valor pedagógico e formativo. A partir da análise de seis dessas narrativas, é discutido o potencial emancipatório da abordagem na construção de uma visão crítica da educação e de práticas pedagógicas de orientação democrática.

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Publicado

2017-02-25

Como Citar

Vieira, F. (2017). Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar Em Revista, 33(63), p. 85–101. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49139

Edição

Seção

Dossiê Temático