Reflexões sobre a comunicação das mudanças climáticas e o cuidado ambiental: a visão de professores no contexto escolar

Autores

Palavras-chave:

mudanças climáticas, cuidado ambiental, psicologia ambiental, professores, contexto escolar.

Resumo

Refletir sobre as mudanças climáticas (MCs) se faz de extrema necessidade. Esse problema humano-ambiental é global e com projeções concretas de intensificação no futuro, se associando diretamente à necessidade de promover sustentabilidade. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender a visão que professores possuem sobre comunicação das MCs nas escolas, investigando, mais especificamente, como seus contextos escolares abordam MCs e o cuidado ambiental (CA) com os estudantes, e como enxergam o posicionamento de seus alunos diante desses temas. Esforços como esses são de extrema relevância, ao se levar em conta que esses alunos serão futuros adultos, que irão sofrer mais fortemente as consequências das MCs. A escola passa a ser um terreno fértil para discutir, estimular e implementar ações de cuidado, pró-sustentáveis e de mitigação. Foram realizadas entrevistas exploratórias com 11 professores, de escolas do âmbito privado e público. Em síntese, os professores enxergaram o aluno de maneira positiva, como disposto ao engajamento pró-ecológico, ressaltaram a necessária participação familiar, a continuidade dos projetos e a promoção de experiências com a realidade local como meios para estimular comportamentos e a construção de crenças, atitudes e visões atreladas aos princípios da sustentabilidade. Tais resultados fornecem base para que as escolas possam (re)construir projetos de educação socioambiental, que levem em conta dimensões psicológicas favorecedoras de estilos de vida sustentáveis, considerando também problemas ambientais globais.

Biografia do Autor

Hellen Chrystianne Barros, Universidade Potiguar

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPgPsi da UFRN.  Docente do curso de Psicologia da Universidade Potiguar, Natal, RN.

José Q. Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós Graduação em Psicologia, PPgPsi.

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Barros, H. C., & Pinheiro, J. Q. (2021). Reflexões sobre a comunicação das mudanças climáticas e o cuidado ambiental: a visão de professores no contexto escolar. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78098

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas