Open Journal Systems

Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão

Paulo Ricardo Ross

Resumo



Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade
humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades
especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto,
são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das
interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade
Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se
interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e
valorizadoras das diferenças e das possibilidades.

Knowledge and cooperative learning in the inclusion process

Abstract


This work intends to analyse the implications of the human diversity
principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new
requirements of people with disabilities in special schools and other spaces
and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers
and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive
society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive
classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual
possibilities and differences.


Palavras-chave


diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores; diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training.

Texto completo:

PDF DOI