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Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula

Adriana Richit, João Pedro da Ponte, Mauri Luís Tomkelski

Resumo


O artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª.  Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE),  no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre  o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.


Palavras-chave


Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais.

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