Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula

Autores

Palavras-chave:

Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais.

Resumo

O artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª.  Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE),  no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre  o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS Campus Erechim, RS

Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora, Classe E, nível associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus de Erechim e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias. Atua principalmente nos temas Formação de Professores, Conhecimentos Profissionais, Estudos de Aula (lesson study), Tecnologias Digitais em Educação Matemática e Processos Educacionais em Educação Matemática.

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Doutor em Educação Matemática. Atualmente, é Professor Catedrático do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal. Diretor do Instituto de Educação da Ulisboa no período 2011-2017. Endereço: Alameda da Universidade, 1649-013 – Lisboa, Portugal. E-mail: jpponte@ie.ulisboa.pt

Mauri Luís Tomkelski

Doutorando em Didática da Ciência no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Downloads

Publicado

2021-01-16

Como Citar

Richit, A., da Ponte, J. P., & Tomkelski, M. L. (2021). Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69346

Edição

Seção

Demanda Contínua