Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
Keywords:
Colaboração profissional. Estudos de aula. Desenvolvimento profissional. Anos iniciais.Abstract
O artigo aborda o processo de promoção da colaboração profissional em um estudo de aula, que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª. Coordenadoria Regional de Educação (15ª. CRE), no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A pesquisa qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento, notas de campo e dados constituídos mediante questionários e entrevistas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional, promovida ao longo do estudo de aula, foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada em face ao encorajamento entre as pares na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

