v. 15 (2021)

					Visualizar v. 15 (2021)
Publicado: 2021-02-24

Artigos

  • n. 55 - COMPREENDENDO A CRISE RECENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83788
    Robert Evan Verhine, Ângelo Ricardo de Souza
  • n. 54 - A MANUTENÇÃO DA CISÃO HISTÓRICA ENTRE “CRECHE” E “PRÉ-ESCOLA” E AS IMPLICAÇÕES PARA A DECLARAÇÃO E EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81492
    Vanessa Campos de Lara Jakimiu
  • n. 53 - EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PRIVADAS NA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82138
    Nicholas Davies, Alzira Batalha Alcântara
  • n. 52 - EVASÃO DO PROEJA: O CASO DO IFMT – CAMPUS CUIABÁ

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80942
    José Vinicius da Costa Filho, José Vinicius da Costa, Lyssa Gonçalves-Costa, Ângela Santana de Oliveira
  • n. 51 - O ADOECIMENTO DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81641
    Maria Angélica Pedra Minhoto, Alessandra Mirna Vitorino, Karen Cristina Sobral Bock
  • n. 50 - A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81155
    Maria Cristina Mesquita da Silva, Edney Gomes Raminho, Renato de Oliveira Brito
  • n. 49 - DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS CONSELHOS MUNICIPAIS NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS DA CAPES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81095
    Ana Luiza Casasanta Garcia, Karine Raquiel Halmenschlager, Elizandro Mauricio Brick
  • n. 48 - A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: COMPROMISSOS E REALIZAÇÕES DOS MUNICÍPIOS NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80827
    Gilzilene França Almeida, Cleomar Locatelli
  • n. 47 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, QUALIDADE E INOVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS NO PORTAL DE TESES DA ESPANHA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80431
    Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro, Rose Mary Almas de Carvalho, Pollyana Vieira de Andrade, Elda Jane de Almeida Gontijo, Flávia Magalhães Freire
  • n. 46 - A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO 2015 - 2017: apontamentos bibliométricos

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80741
    Edson Ferreira Alves
  • n. 45 - JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRAJETÓRIAS E EFEITOS EM UM CASO PIONEIRO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80738
    Heloisa Coli, Salomão Barros Ximenes
  • n. 44 - AS LUTAS DOS PROFESSORES PARANAENSES ENTRE OS ANOS DE 1988 A 2015 POR CONDIÇÕES DE TRABALHO: CONFLITOS E CONSENSOS, REPRESSÕES E RESISTÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80487
    Rodrigo Diego de Souza
  • n. 43 - A IDENTIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: ANÁLISE A PARTIR DO PROINFÂNCIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80370
    Patrícia Maria Uchôa Simões, Marcela Pires Barbosa, Mariana Uchôa Simões Barbosa, Juceli Bengert Lima, Elaine Florencio Suane dos Santos
  • n. 34 - PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CARACTERIZAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DOS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80168
    Luciane Chimel, Michelle Fernandes Lima
  • n. 33 - A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ‘NEODESENVOLVIMENTISTO’: DIREITO OU CONCESSÃO?

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80139
    Carolina França Pessanha, Renata Maldonado da Silva
  • n. 32 - POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80029
    Valéria Becher Trentin
  • N. 31 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: EXPANSÃO E MERCADORIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79930
    Andrews Alves Almeron, Ângela Maria Silveira Portelinha
  • n. 27 - FUNDAMENTOS E CONDICIONANTES DA POLÊMICA EM TORNO DO KIT DE COMBATE À HOMOFOBIA: DAS SOMBRAS DA CAVERNA À LUTA POR HEGEMONIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79983
    Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Rodrigo Severiano dos Santos
  • n. 26 - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O NÓ OBSCENO DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79897
    Gedeli Ferrazzo, Marco Antônio de Oliveira Gomes
  • n. 25 - TEORIA E PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PNE 2014-2024

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742
    Mirza R. A. Laranja
  • n. 24 - GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM DEBATE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARANHÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79634
    Alexandre Viana Verde, Francisca das Chagas Silva Lima
  • n. 23 - POLÍTICA DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA/MG: DISCURSO E SUA PRÁTICA, NA VISÃO DE SEUS AGENTES EXECUTORES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77410
    Nathália Dias Pereira Alves Oliveira, Maria das Dores Saraiva de Loreto
  • n. 22 - A DESIGUALDADE DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79216
    Marilya Mariany Carnaval
  • n. 21 - PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA MINIMIZAR AS DESIGUALDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA (2014-2016)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79314
    Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Tirzá Ben-Hur de Almeida
  • n. 20 - PIBID NA TRAJETÓRIA DE POLÍTICA PÚBLICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79205
    Ântony Vinícius Bartochak, Everton Rodrigo Santos, Gustavo Roese Sanfelice
  • n. 19 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO DA CIDADE: ALINHAMENTO TOTAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78850
    Pedro Xavier Russo Bonetto
  • n. 18 - ENTRE DESLOCAMENTOS E SEDIMENTAÇÕES: TRAJETÓRIA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78619
    Sandro Pereira Silva
  • n. 17 - A POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A INCIDÊNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78940
    Maria Carmem Bezerra Lima, Carmen Lúcia de Sousa Lima, Isabel Cristina da Silva Fontineles
  • n. 16 - GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES ATUAIS DE PARTICIPAÇÃO A PARTIR DA EXISTÊNCIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79080
    Danieli D' Aguiar Cruzetta, Marcus Quintanilha da Silva
  • n. 15 - AN ANALYSIS OF ANTIBULLYING LAWS IN LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79276
    Natalia Oliveira Woolley, James Macinko, Vanessa Ríos-Salas, Jody Heymann
  • n. 14 - POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE RIO BRANCO/ACRE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78438
    Maria da Conceição de Moura Silva, Viviani Fernanda Hojas
  • n. 13 - O DEBATE SOBRE POLÍTICAS AFIRMATIVAS A PARTIR DOS DIPLOMADOS E DIPLOMADAS DA UFPR SETOR LITORAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77637
    Adriana Lucinda de Oliveira, Emerson Joucoski, Thaís Pedrinho de Pontes, Vilma Alves de Almeida
  • n. 12 - PROGRESSÃO CONTINUADA NO BLOCO PEDAGÓGICO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA-RS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77581
    Katia Rezende Rodrigues, Elisiane Machado Lunardi
  • n. 11 - PROPOSTA DE UM MODELO LÓGICO NA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CONTA PRA MIM

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77511
    José Roberto Abreu de Carvalho Junior, Suely de Fátima Ramos Silveira
  • n. 10 - O EMPREENDEDORISMO COMO PONTO-CHAVE DOS PROGRAMAS “FUTURE-SE” E “NOVOS CAMINHOS”: APONTAMENTOS CRÍTICOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77967
    Tamiris Possamai, Solange Aparecida Zotti, Liane Vizzotto
  • n. 09 - QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CURSOS DE DIREITO EM ANGOLA: uma análise com base nos Planos de Desenvolvimento Institucionais

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566
    Rangel Assunção Francisco Domingos, Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes, Diana Da Silva Oliveira, Nilza Maria Vilhena Nunes Costa
  • n. 08 - INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: DESDOBRAMENTOS SOBRE A MISSÃO DO ENSINO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77872
    Cleonara Maria Schwartz, Patrícia Veronesi Batista
  • n. 07 - PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA E A REALIDADE BRASIL/PARAGUAI: UMA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL PARA A FRONTEIRA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.74213
    Mara Lucineia Marques Correa Bueno, Kellcia Rezende Souza
  • n. 06 - PANORAMA DOS GRUPOS DE PESQUISA DE POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79217
    Jefferson Mainardes
  • n. 05 - DESAFIOS NA OFERTA DE VAGAS EM CRECHES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77666
    Luiz Carlos Gesqui, Andréia Gasparino Fernandes
  • n. 04 - POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: NOTAS SOBRE A PERCEPÇÃO DAS FAMÍLIAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77885
    Vania Carvalho de Araújo, Franceila Auer, Rennati Taquini
  • n. 03 - ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: CONFIGURAÇÕES DA DESCENTRALIZAÇÃO NO FORTALECIMENTO DA PRIVATIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77420
    Elis Regina dos Santos Viegas
  • n. 02 - POLÍTICAS EDUCATIVAS E A AVALIAÇÃO: INFLEXÕES DO EXAME PISA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77783
    Edite Maria Sudbrack, Dora Maria Ramos Fonseca
  • n. 01 - A GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA CAPITAL ALAGOANA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77531
    Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Eva Pauliana da Silva Gomes

Dossiê A relação publico-privada da educação na América Latina: apontamentos de uma pesquisa

  • n. 42 - FILANTROPÍA ESTRATÉGICA Y EDUCACIÓN. APUNTES A PARTIR DE LA REFERENCIA A UN CASO EN URUGUAY, ARGENTINA Y BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82647
    Pablo Lopez Martinis
  • n. 41 - ATUAÇÃO EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E A MATERIALIDADE DA DISPUTA DE HEGEMONIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80030
    Andrea do Rocio Caldas
  • n. 40 - AS TRANSFORMAÇÕES DO SISTEMA EDUCACIONAL DO CHILE: A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A PRIVATIZAÇÃO DOS RECURSOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79391
    Maria Otília Kroeff Susin, Juliana Mendonça
  • n. 39 - O SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL E O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80482
    Juliana Selau Lumertz
  • n. 38 - A ORGANIZAÇÃO E AÇÃO DO MOVIMENTO EMPRESARIAL TODOS PELA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79504
    Lucia Hugo Uczak, Liane Maria Bernardi
  • n. 37 - ALINHAMENTO ENTRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO E NEGÓCIOS: UM CAMPO DE ATUAÇÃO DA ESFERA PRIVADA NA OFERTA EDUCACIONAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82585
    Daniela de Oliveira Pires, Elma Júlia Gonçalves de Carvalho
  • n. 36 - NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE BRASILEIRA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82294
    Vera Maria Vidal Peroni, Maria Raquel Caetano, Paula Valim de Lima
  • n. 35 - APRESENTAÇÃO DOSSIÊ TEMÁTICO A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82651
    Daniela de Oliveira Pires

Concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Carlos Roberto Jamil Cury

Dossiê: A Educação Básica na América Latina

  • n. 64 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83188
    Fabio Perboni, Alessandra Fonseca Farias, Isadora de Souza Nogueira
  • n. 63 - A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO – MS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83104
    Larissa Wayhs Trein Montiel, Patrícia da Silva Carvalho, Roseli Maria Rosa de Almeida
  • n. 62 - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E CUBA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83119
    Francielle de Camargo Ghellere, Maria Nilvane Fernandes, Silvana Aparecida de Souza
  • n. 61 - GESTÃO EDUCACIONAL BRASIL-PARAGUAI: CONCEPÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83192
    Pamela Caetano Gimenes, Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Míria Izabel Campos
  • n. 60 - PRIVATIZACIÓN DE LA GESTIÓN ESCOLAR EN CHILE. EL CASO DEL PROYECTO EDUCATIVO INSTITUCIONAL (PEI)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83257
    Jorge Alarcón Leiva, Catalina Gotelli-Alvial
  • n. 59 - CONCEPÇÕES DE GESTÃO EDUCACIONAL NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: BRASIL E CHILE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83220
    Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Leandro Picoli Nucci
  • n. 58 - POLÍTICA NACIONAL PARA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO BRASIL E NA ARGENTINA: inventário dos aspectos normativos e práticos

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83252
    Andréia Vicência Vitor Alves, Magda C. Sarat Oliveira, Mónica Fernández Pais
  • n. 57 - AS PRÁTICAS DE ADVOCACY PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL LATINO-AMERICANA: A ÊNFASE EM PRÁTICAS EXITOSAS PELAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83096
    Camila Maria Bortot, Angela Mara de Barros Lara
  • n. 56 - APRESENTAÇÃO DOSSIÊ EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.84216
    Andréia Vicência Vitor Alves