v. 15 (2021)

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Publicado: 2021-02-24

Artigos

  • n. 55 - COMPREENDENDO A CRISE RECENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

    Robert Evan Verhine, Ângelo Ricardo de Souza
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83788
  • n. 54 - A MANUTENÇÃO DA CISÃO HISTÓRICA ENTRE “CRECHE” E “PRÉ-ESCOLA” E AS IMPLICAÇÕES PARA A DECLARAÇÃO E EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Vanessa Campos de Lara Jakimiu
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81492
  • n. 53 - EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PRIVADAS NA EDUCAÇÃO

    Nicholas Davies, Alzira Batalha Alcântara
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82138
  • n. 52 - EVASÃO DO PROEJA: O CASO DO IFMT – CAMPUS CUIABÁ

    José Vinicius da Costa Filho, José Vinicius da Costa, Lyssa Gonçalves-Costa, Ângela Santana de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80942
  • n. 51 - O ADOECIMENTO DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

    Maria Angélica Pedra Minhoto, Alessandra Mirna Vitorino, Karen Cristina Sobral Bock
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81641
  • n. 50 - A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS

    Maria Cristina Mesquita da Silva, Edney Gomes Raminho, Renato de Oliveira Brito
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81155
  • n. 49 - DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS CONSELHOS MUNICIPAIS NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS DA CAPES

    Ana Luiza Casasanta Garcia, Karine Raquiel Halmenschlager, Elizandro Mauricio Brick
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81095
  • n. 48 - A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: COMPROMISSOS E REALIZAÇÕES DOS MUNICÍPIOS NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS

    Gilzilene França Almeida, Cleomar Locatelli
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80827
  • n. 47 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, QUALIDADE E INOVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS NO PORTAL DE TESES DA ESPANHA

    Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro, Rose Mary Almas de Carvalho, Pollyana Vieira de Andrade, Elda Jane de Almeida Gontijo, Flávia Magalhães Freire
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80431
  • n. 46 - A PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO 2015 - 2017: apontamentos bibliométricos

    Edson Ferreira Alves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80741
  • n. 45 - JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRAJETÓRIAS E EFEITOS EM UM CASO PIONEIRO

    Heloisa Coli, Salomão Barros Ximenes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80738
  • n. 44 - AS LUTAS DOS PROFESSORES PARANAENSES ENTRE OS ANOS DE 1988 A 2015 POR CONDIÇÕES DE TRABALHO: CONFLITOS E CONSENSOS, REPRESSÕES E RESISTÊNCIAS

    Rodrigo Diego de Souza
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80487
  • n. 43 - A IDENTIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: ANÁLISE A PARTIR DO PROINFÂNCIA

    Patrícia Maria Uchôa Simões, Marcela Pires Barbosa, Mariana Uchôa Simões Barbosa, Juceli Bengert Lima, Elaine Florencio Suane dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80370
  • n. 34 - PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CARACTERIZAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DOS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

    Luciane Chimel, Michelle Fernandes Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80168
  • n. 33 - A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ‘NEODESENVOLVIMENTISTO’: DIREITO OU CONCESSÃO?

    Carolina França Pessanha, Renata Maldonado da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80139
  • n. 32 - POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO

    Valéria Becher Trentin
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80029
  • N. 31 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: EXPANSÃO E MERCADORIZAÇÃO

    Andrews Alves Almeron, Ângela Maria Silveira Portelinha
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79930
  • n. 27 - FUNDAMENTOS E CONDICIONANTES DA POLÊMICA EM TORNO DO KIT DE COMBATE À HOMOFOBIA: DAS SOMBRAS DA CAVERNA À LUTA POR HEGEMONIA

    Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Rodrigo Severiano dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79983
  • n. 26 - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O NÓ OBSCENO DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

    Gedeli Ferrazzo, Marco Antônio de Oliveira Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79897
  • n. 25 - TEORIA E PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PNE 2014-2024

    Mirza R. A. Laranja
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742
  • n. 24 - GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM DEBATE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARANHÃO

    Alexandre Viana Verde, Francisca das Chagas Silva Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79634
  • n. 23 - POLÍTICA DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA/MG: DISCURSO E SUA PRÁTICA, NA VISÃO DE SEUS AGENTES EXECUTORES

    Nathália Dias Pereira Alves Oliveira, Maria das Dores Saraiva de Loreto
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77410
  • n. 22 - A DESIGUALDADE DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

    Marilya Mariany Carnaval
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79216
  • n. 21 - PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA MINIMIZAR AS DESIGUALDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA (2014-2016)

    Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Tirzá Ben-Hur de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79314
  • n. 20 - PIBID NA TRAJETÓRIA DE POLÍTICA PÚBLICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

    Ântony Vinícius Bartochak, Everton Rodrigo Santos, Gustavo Roese Sanfelice
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79205
  • n. 19 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO DA CIDADE: ALINHAMENTO TOTAL

    Pedro Xavier Russo Bonetto
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78850
  • n. 18 - ENTRE DESLOCAMENTOS E SEDIMENTAÇÕES: TRAJETÓRIA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

    Sandro Pereira Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78619
  • n. 17 - A POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A INCIDÊNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

    Maria Carmem Bezerra Lima, Carmen Lúcia de Sousa Lima, Isabel Cristina da Silva Fontineles
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78940
  • n. 16 - GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES ATUAIS DE PARTICIPAÇÃO A PARTIR DA EXISTÊNCIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS

    Danieli D' Aguiar Cruzetta, Marcus Quintanilha da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79080
  • n. 15 - AN ANALYSIS OF ANTIBULLYING LAWS IN LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN

    Natalia Oliveira Woolley, James Macinko, Vanessa Ríos-Salas, Jody Heymann
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79276
  • n. 14 - POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE RIO BRANCO/ACRE

    Maria da Conceição de Moura Silva, Viviani Fernanda Hojas
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78438
  • n. 13 - O DEBATE SOBRE POLÍTICAS AFIRMATIVAS A PARTIR DOS DIPLOMADOS E DIPLOMADAS DA UFPR SETOR LITORAL

    Adriana Lucinda de Oliveira, Emerson Joucoski, Thaís Pedrinho de Pontes, Vilma Alves de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77637
  • n. 12 - PROGRESSÃO CONTINUADA NO BLOCO PEDAGÓGICO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA-RS

    Katia Rezende Rodrigues, Elisiane Machado Lunardi
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77581
  • n. 11 - PROPOSTA DE UM MODELO LÓGICO NA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CONTA PRA MIM

    José Roberto Abreu de Carvalho Junior, Suely de Fátima Ramos Silveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77511
  • n. 10 - O EMPREENDEDORISMO COMO PONTO-CHAVE DOS PROGRAMAS “FUTURE-SE” E “NOVOS CAMINHOS”: APONTAMENTOS CRÍTICOS

    Tamiris Possamai, Solange Aparecida Zotti, Liane Vizzotto
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77967
  • n. 09 - QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CURSOS DE DIREITO EM ANGOLA: uma análise com base nos Planos de Desenvolvimento Institucionais

    Rangel Assunção Francisco Domingos, Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes, Diana Da Silva Oliveira, Nilza Maria Vilhena Nunes Costa
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566
  • n. 08 - INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: DESDOBRAMENTOS SOBRE A MISSÃO DO ENSINO ESCOLAR

    Cleonara Maria Schwartz, Patrícia Veronesi Batista
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77872
  • n. 07 - PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA E A REALIDADE BRASIL/PARAGUAI: UMA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL PARA A FRONTEIRA

    Mara Lucineia Marques Correa Bueno, Kellcia Rezende Souza
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.74213
  • n. 06 - PANORAMA DOS GRUPOS DE PESQUISA DE POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL

    Jefferson Mainardes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79217
  • n. 05 - DESAFIOS NA OFERTA DE VAGAS EM CRECHES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO

    Luiz Carlos Gesqui, Andréia Gasparino Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77666
  • n. 04 - POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: NOTAS SOBRE A PERCEPÇÃO DAS FAMÍLIAS

    Vania Carvalho de Araújo, Franceila Auer, Rennati Taquini
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77885
  • n. 03 - ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: CONFIGURAÇÕES DA DESCENTRALIZAÇÃO NO FORTALECIMENTO DA PRIVATIZAÇÃO

    Elis Regina dos Santos Viegas
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77420
  • n. 02 - POLÍTICAS EDUCATIVAS E A AVALIAÇÃO: INFLEXÕES DO EXAME PISA

    Edite Maria Sudbrack, Dora Maria Ramos Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77783
  • n. 01 - A GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA CAPITAL ALAGOANA

    Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Eva Pauliana da Silva Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77531

Dossiê A relação publico-privada da educação na América Latina: apontamentos de uma pesquisa

  • n. 42 - FILANTROPÍA ESTRATÉGICA Y EDUCACIÓN. APUNTES A PARTIR DE LA REFERENCIA A UN CASO EN URUGUAY, ARGENTINA Y BRASIL

    Pablo Lopez Martinis
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82647
  • n. 41 - ATUAÇÃO EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E A MATERIALIDADE DA DISPUTA DE HEGEMONIA

    Andrea do Rocio Caldas
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80030
  • n. 40 - AS TRANSFORMAÇÕES DO SISTEMA EDUCACIONAL DO CHILE: A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A PRIVATIZAÇÃO DOS RECURSOS

    Maria Otília Kroeff Susin, Juliana Mendonça
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79391
  • n. 39 - O SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL E O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO

    Juliana Selau Lumertz
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80482
  • n. 38 - A ORGANIZAÇÃO E AÇÃO DO MOVIMENTO EMPRESARIAL TODOS PELA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

    Lucia Hugo Uczak, Liane Maria Bernardi
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79504
  • n. 37 - ALINHAMENTO ENTRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO E NEGÓCIOS: UM CAMPO DE ATUAÇÃO DA ESFERA PRIVADA NA OFERTA EDUCACIONAL

    Daniela de Oliveira Pires, Elma Júlia Gonçalves de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82585
  • n. 36 - NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE BRASILEIRA

    Vera Maria Vidal Peroni, Maria Raquel Caetano, Paula Valim de Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82294
  • n. 35 - APRESENTAÇÃO DOSSIÊ TEMÁTICO A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA

    Daniela de Oliveira Pires
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.82651

Concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Carlos Roberto Jamil Cury

Dossiê: A Educação Básica na América Latina

  • n. 64 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI

    Fabio Perboni, Alessandra Fonseca Farias, Isadora de Souza Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83188
  • n. 63 - A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO – MS

    Larissa Wayhs Trein Montiel, Patrícia da Silva Carvalho, Roseli Maria Rosa de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83104
  • n. 62 - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E CUBA

    Francielle de Camargo Ghellere, Maria Nilvane Fernandes, Silvana Aparecida de Souza
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83119
  • n. 61 - GESTÃO EDUCACIONAL BRASIL-PARAGUAI: CONCEPÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Pamela Caetano Gimenes, Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Míria Izabel Campos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83192
  • n. 60 - PRIVATIZACIÓN DE LA GESTIÓN ESCOLAR EN CHILE. EL CASO DEL PROYECTO EDUCATIVO INSTITUCIONAL (PEI)

    Jorge Alarcón Leiva, Catalina Gotelli-Alvial
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83257
  • n. 59 - CONCEPÇÕES DE GESTÃO EDUCACIONAL NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: BRASIL E CHILE

    Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Leandro Picoli Nucci
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83220
  • n. 58 - POLÍTICA NACIONAL PARA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO BRASIL E NA ARGENTINA: inventário dos aspectos normativos e práticos

    Andréia Vicência Vitor Alves, Magda C. Sarat Oliveira, Mónica Fernández Pais
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83252
  • n. 57 - AS PRÁTICAS DE ADVOCACY PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL LATINO-AMERICANA: A ÊNFASE EM PRÁTICAS EXITOSAS PELAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

    Camila Maria Bortot, Angela Mara de Barros Lara
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83096
  • n. 56 - APRESENTAÇÃO DOSSIÊ EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA

    Andréia Vicência Vitor Alves
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.84216