n. 48 - A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: COMPROMISSOS E REALIZAÇÕES DOS MUNICÍPIOS NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80827

Palavras-chave:

Escola, Planejamento, Gestão Democrática.

Resumo

O artigo trata da gestão democrática no âmbito educacional. O objetivo é analisar os Planos Municipais de Educação (PMEs) da região norte do Tocantins, considerando a coerência com os planos nacional e estadual de educação, bem como suas especificidades e perspectivas de efetivação. O trabalho foi realizado mediante a uma pesquisa documental e revisão bibliográfica. Os PMEs e seus respectivos relatórios de monitoramento constituíram-se na base principal para coleta e análise de dados. Constatou-se que a gestão democrática da educação, embora presente nos princípios, nas metas e estratégias de todos os planos municipais analisados, na sua essência, ainda não se tornou realidade. Os compromissos assumidos no planejamento indicam uma adesão genérica ao plano nacional, em grande parte sem conexão com a realidade local. Os gestores das unidades de ensino, majoritariamente, são escolhidos sem nenhum critério explícito, pelo chefe do poder executivo.

Biografia do Autor

Gilzilene França Almeida, Rede pública de educação básica do municípios de Tocantinópolis - TO

Licenciada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Servidora da rede pública de educação - municípios de Tocantinópolis - TO.

Cleomar Locatelli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

ALMEIDA, Rutileia Lima. A Formação Regional do Bico do Papagaio: A Regionalização e a Polarização. 2010.125f. dissertação (mestrado em geografia) Universidade Federal de Goiás/UFG. Goiânia, 2010.

BARROSO, Joao. O Reforço da Autonomia das Escola e a Flexibilização da Gestão escolar em Portugal. In FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da Educação: Atuais Tendencias, Novos Desafios. São Paulo. Cortez,1998.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão Democrática da Educação: exigências e desafios. RBPAE. v. 18. n. 2, jul./Dez. 2002. https://educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/gestao_democratica/kit1/gestao_democratica_da_educacao_exigencias_e_desafios_2002.pdf> Acesso em 21 de abril de 2021.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da educação: ressignificando conceitos e possibilidades. In. FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE. Paulo. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

LIBÂNEO, Jose Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2001

LIMA, Licínio C. Organização Escolar e Democracia Radical: Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Pública. Ed.2º São Paulo: Cortez, 2002.

PARO, Vitor. Administração Escolar: Introdução Crítica. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SARTORI, Giovanni. A Teoria da Democracia Revisitada: O Debate Contemporâneo. v. 1, São Paulo: Editora Ática, 1994.

Downloads

Publicado

2021-10-15

Como Citar

Almeida, G. F., & Locatelli, C. (2021). n. 48 - A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: COMPROMISSOS E REALIZAÇÕES DOS MUNICÍPIOS NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80827

Edição

Seção

Artigos