Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Instructions to Authors

Directrices para los autores 

Diretrizes para Autores(as)

O Jornal de Políticas Educacionais aceita trabalhos que tratem de temas relacionados à política educacional, planejamento e gestão educacional e escolar, financiamento da educação e da escola, avaliação educacional, estudos comparados em política educacional, epistemologia da política educacional, entre outros temas atinentes ao campo da política e da gestão educacional.

Os artigos devem ser inéditos e encaminhados após revisão de língua portuguesa e estrangeira (abstract e resumen). Não serão aceitas traduções realizadas por tradutor on-line. São aceitos artigos em português, inglês ou espanhol. A revisão linguística é de inteira responsabilidade do/a (s) autor/a (es/as).

O texto do artigo deverá atender aos princípios éticos apontados pelo CNPQ disponível no seguinte endereço: http://portal-adm.cnpq.br/web/guest/diretrizes/

O Jornal de Políticas Educacionais reserva-se o direito de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em um ano entre a publicação de texto(s) escrito(s) pelo(s) mesmo(s) autor(es) e o início de um novo processo de submissão, salvo em números especiais.

Normas de formatação de artigos, resenhas, traduções

A submissão deverá ser realizada pelo seguinte endereço (https://revistas.ufpr.br/jpe), utilizando o TEMPLATE.

  1. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc, Modo de Compatibilidade).
  2. Cada artigo deverá ter entre 30.000 e 45.000 caracteres (com espaços), incluindo resumo, abstract, resumen, referências, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas.
  3. Título em negrito, em português, inglês e espanhol, letra Cambria, tamanho 14, com a primeira letra da frase em maiúsculo.
  4. O resumo deverá conter no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras e de três a cinco palavras-chave, em letra Cambria, tamanho 10, espaço simples e deverá ser apresentado em português, inglês e espanhol. Não serão aceitas traduções realizadas por tradutor on-line. o resumo deve explicitar claramente o objetivo, a metodologia e as conclusões do artigo.
  5. O texto deverá ser apresentado em letra Cambria, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito.
  6. As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários e todos os destaques no texto deverão ser feitos em itálico (negrito só será utilizado no título, subtítulos e referências).
  7. Os autores mencionados no artigo deverão ser citados entre parênteses no corpo do texto, com o ano da publicação da obra e, quando for o caso, com a(s) página(s) citada(s). Ex.: (CALKINS, 1950, p.161). As referências deverão seguir as normas da ABNT.
  8. É obrigatória a remoção de qualquer identificação de autoria e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, para assegurar a avaliação cega por pares. Artigos com qualquer identificação não serão aceitos para o processo de avaliação. 

Em arquivo separado (MODELO), submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados: título do trabalho em português, inglês e espanhol. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé vinculada ao título em português. O arquivo deve conter também: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Além de informação de Titulação/área. Vinculação institucional. Cidade, UF. País. Orcid: E-mail. Em caso de publicação com vários autores, os nomes deverão ser indicados conforme ordem de precedência. Nesse documento também deve conter o nome de cada autor e sua contribuição para o artigo, sendo que a contribuição deve ser especificada a partir dos seguintes itens: concepção e desenho da pesquisa; construção e processamento dos dados; análise e interpretação dos dados; elaboração do texto original; revisão e edição do texto final.

As resenhas poderão ter, no máximo, 5 (cinco) páginas e o título será a referência bibliográfica completa da obra resenhada. Ex.: BOURDIEU, Pierre. El ofício de científico: ciência de La ciencia y reflexividade. Barcelona: Anagrama, 2003. Palavras-chave e resumo não são necessários. A resenha precisa ser realizada por terceiros, nunca pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) autor(a) ou coautor(a) da obra resenhada.

As traduções deverão vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. Deve acompanhar, como documento complementar, uma carta ao editor do Jornal de Políticas Educacionais autorizando sua publicação.

Normas para submissão de Dossiês Temáticos

A submissão de Dossiês Temáticos deve observar as seguintes orientações:

  1. A temática da proposta deve estar em consonância com o escopo da revista.
  2. Os proponentes devem enviar proposta aos editores pelo email (jpe@ufpr.br) contendo justificativa e indicação de pelo menos seis artigos a serem publicados (título, resumo e autores).
  3. Os dossiês devem ter entre 6 e 8 artigos, sendo necessariamente dois de autores vinculados a instituições estrangeiras. Os artigos de autores estrangeiros podem ser em coautoria com brasileiros.
  4. Os artigos que compõem o dossiê devem seguir os critérios de submissão e ser enviados conforme template.
  5. A critério dos organizadores pode-se realizar chamada ampla para publicação na respectiva seção temática

Processo de avaliação dos artigos

Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc. Caso ocorram pareceres divergentes, será enviado para um terceiro avaliador. Somente serão apreciados os textos que obedecerem as normas.

 A avaliação dos trabalhos submetidos no JPE segue os principais critérios adotados:

  1. Adequação da temática ao escopo da revista, atualidade/originalidade e contribuição para a área.
  2. Apresentação do Resumo contendo objetivo, procedimento metodológico e resultado(s).
  3. Clareza na introdução do artigo, apresentação do objeto, dos objetivos e da estrutura do artigo.
  4. Coerência e coesão na estrutura do texto, considerando-se o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado.
  5. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  6. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  7. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa.
  8. Indicação das referências conforme as Normas da Revista e da ABNT. 

A aceitação do material para a publicação implica a transferência de direitos autorais para o periódico. Assegura-se ao Jornal de Políticas Educacionais o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei.  

Contato

Jornal de Políticas Educacionais Universidade Federal do Paraná Núcleo de Política Educacionais– NuPE/UFPR

Avenida Sete de Setembro, 2645. 2º andar, Sala 213. CEP: 80.230-010 – Curitiba – PR – Brasil.

E-mail: jpe@ufpr.br

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS

Este dossiê propõe aceitar artigos que estimulem a discussão sobre novas maneiras de abordar políticas educacionais no cenário internacional, levando em consideração o contexto de coordenação dentro do Sul Global (especialmente nos países do BRICS) e explorando a possibilidade de construir estruturas e métricas alternativas para a análise de políticas educacionais. A diversidade étnica e sociocultural dentro dos países, o passado colonial e as persistentes desigualdades estruturais posicionam o debate sobre a participação no campo educacional como um tema central para discussões sobre educação nos principais países do Sul Global.

O dossiê contará com chamada aberta para até 10 artigos, sendo no mínimo 2 da Rússia, 2 da África do Sul e 2 do Brasil. As submissões podem ser feitas em inglês, espanhol ou português para o processo de avaliação cega por pares. Para a publicação final do dossiê, os autores deverão submeter a versão final do artigo em dois idiomas: inglês e português, ou espanhol e português. 

Proponentes: Andréa Barbosa Gouveia (UFPR/Brasil); Geovana Lunardi Mendes (UDESC/Brasil); Liesel Ebersöhn (Universidade de Pretória/África do Sul); Sergey Kosaretsky (Universidade HSE/Rússia)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

English version:

The names and addresses informed in this academic journal will be used exclusively for the services provided by this publication, and will not be made available for other purposes or to third parties.


Versión en español

Los nombres y direcciones informados en esta revista serán utilizados exclusivamente para los servicios que brinda esta publicación, no estando disponibles para otros fines ni para terceros.