Diretrizes para Autores(as)
O Jornal de Políticas Educacionais aceita trabalhos que tratem de temas relacionados à política educacional, planejamento e gestão educacional e escolar, financiamento da educação e da escola, avaliação educacional, estudos comparados em política educacional, epistemologia da política educacional, entre outros temas atinentes ao campo da política e da gestão educacional.
Os artigos devem ser inéditos e encaminhados após revisão de língua portuguesa e estrangeira (abstract e resumen). Não serão aceitas traduções realizadas por tradutor on-line. São aceitos artigos em português, inglês ou espanhol. A revisão linguística é de inteira responsabilidade do/a (s) autor/a (es/as).
O texto do artigo deverá atender aos princípios éticos apontados pelo CNPQ disponível no seguinte endereço: http://portal-adm.cnpq.br/web/guest/diretrizes/
O Jornal de Políticas Educacionais reserva-se o direito de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em um ano entre a publicação de texto(s) escrito(s) pelo(s) mesmo(s) autor(es) e o início de um novo processo de submissão, salvo em números especiais.
Normas de formatação de artigos, resenhas, traduções
A submissão deverá ser realizada pelo seguinte endereço (https://revistas.ufpr.br/jpe), utilizando o TEMPLATE.
Em arquivo separado (MODELO), submetido como documento suplementar, deverão ser encaminhados: título do trabalho em português, inglês e espanhol. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé vinculada ao título em português. O arquivo deve conter também: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Além de informação de Titulação/área. Vinculação institucional. Cidade, UF. País. Orcid: E-mail. Em caso de publicação com vários autores, os nomes deverão ser indicados conforme ordem de precedência. Nesse documento também deve conter o nome de cada autor e sua contribuição para o artigo, sendo que a contribuição deve ser especificada a partir dos seguintes itens: concepção e desenho da pesquisa; construção e processamento dos dados; análise e interpretação dos dados; elaboração do texto original; revisão e edição do texto final.
As resenhas poderão ter, no máximo, 5 (cinco) páginas e o título será a referência bibliográfica completa da obra resenhada. Ex.: BOURDIEU, Pierre. El ofício de científico: ciência de La ciencia y reflexividade. Barcelona: Anagrama, 2003. Palavras-chave e resumo não são necessários. A resenha precisa ser realizada por terceiros, nunca pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) autor(a) ou coautor(a) da obra resenhada.
As traduções deverão vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. Deve acompanhar, como documento complementar, uma carta ao editor do Jornal de Políticas Educacionais autorizando sua publicação.
Normas para submissão de Dossiês Temáticos
A submissão de Dossiês Temáticos deve observar as seguintes orientações:
Processo de avaliação dos artigos
Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc. Caso ocorram pareceres divergentes, será enviado para um terceiro avaliador. Somente serão apreciados os textos que obedecerem as normas.
A avaliação dos trabalhos submetidos no JPE segue os principais critérios adotados:
A aceitação do material para a publicação implica a transferência de direitos autorais para o periódico. Assegura-se ao Jornal de Políticas Educacionais o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei.
Contato
Jornal de Políticas Educacionais Universidade Federal do Paraná Núcleo de Política Educacionais– NuPE/UFPR
Avenida Sete de Setembro, 2645. 2º andar, Sala 213. CEP: 80.230-010 – Curitiba – PR – Brasil.
E-mail: jpe@ufpr.br
Este dossiê propõe aceitar artigos que estimulem a discussão sobre novas maneiras de abordar políticas educacionais no cenário internacional, levando em consideração o contexto de coordenação dentro do Sul Global (especialmente nos países do BRICS) e explorando a possibilidade de construir estruturas e métricas alternativas para a análise de políticas educacionais. A diversidade étnica e sociocultural dentro dos países, o passado colonial e as persistentes desigualdades estruturais posicionam o debate sobre a participação no campo educacional como um tema central para discussões sobre educação nos principais países do Sul Global.
O dossiê contará com chamada aberta para até 10 artigos, sendo no mínimo 2 da Rússia, 2 da África do Sul e 2 do Brasil. As submissões podem ser feitas em inglês, espanhol ou português para o processo de avaliação cega por pares. Para a publicação final do dossiê, os autores deverão submeter a versão final do artigo em dois idiomas: inglês e português, ou espanhol e português.
Proponentes: Andréa Barbosa Gouveia (UFPR/Brasil); Geovana Lunardi Mendes (UDESC/Brasil); Liesel Ebersöhn (Universidade de Pretória/África do Sul); Sergey Kosaretsky (Universidade HSE/Rússia)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.
English version:
The names and addresses informed in this academic journal will be used exclusively for the services provided by this publication, and will not be made available for other purposes or to third parties.
Versión en español
Los nombres y direcciones informados en esta revista serán utilizados exclusivamente para los servicios que brinda esta publicación, no estando disponibles para otros fines ni para terceros.