Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Jornal de Políticas Educacionais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO: A SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O JPE ESTÁ SUSPENSA ATÉ OUTUBRO DE 2020. 

O JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS aceita trabalhos que tratem de temas relacionados à política educacional, planejamento e gestão educacional e escolar, financiamento da educação e da escola, avaliação educacional, estudos comparados em política educacional, epistemologia da política educacional, entre outros temas atinentes ao campo da política e da gestão educacional.

Antes de submeter o artigo, o(s) autor(es) deve(m) preencher todos os campos de identificação, incluindo ORCID e biografia, informando a titulação, instituição em que realizou a ultima formação, local de trabalho, entre outras.

Os artigos devem ser inéditos e podem ser apresentados em português, inglês ou espanhol. A submissão deverá ser realizada utilizando o template do JPE - que pode ser baixado aqui

O Jornal de Políticas Educacionais reserva-se o direito de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em intervalos menores que 2 (duas) edições, salvo em números especiais.

Cada artigo deverá ter entre 30.000 e 45.000 caracteres (com espaços), incluindo resumo, abastract, resumen, referências, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas.

O resumo deverá conter no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras e até cinco palavras-chave, em letra Cambria, tamanho 10, espaço simples e deverá ser apresentado em portuguës, inglës e espanhol.

O texto será apresentado em letra Cambria, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito.

Identificação no alto da página incluindo: título em negrito, em português, inglês e espanhol, letra Cambria, tamanho 14, com a primeira letra da frase em maiúsculo. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé. O texto deve omitir qualquer identificação do(s) autor(es).

As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários e todos os destaques no texto deverão ser feitos em itálico (negrito só será utilizado no título e subtítulos).

Os autores mencionados no artigo deverão ser citados entre parênteses no corpo do texto, com o ano da publicação da obra e, quando for o caso, com a(s) página(s) citada(s). Ex.: (CALKINS, 1950, p.161). As referências deverão seguir as normas da ABNT.

As resenhas poderão ter, no máximo, 5 (cinco) páginas e o título será a referência bibliográfica completa da obra resenhada. Ex.: FARENZENA, Nalú. A política de Financiamento da Educação Básica: rumos da legislação brasileira. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006. Palavras-chave e resumo não são necessários.  

As traduções deverão vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. Os textos devem ser enviados por meio desta plataforma OJS (www.ser.ufpr.br/jpe). Deve acompanhar, como documento complementar, uma carta ao editor do Jornal de Políticas Educacionais autorizando sua publicação, com endereço completo do(s) autor(es) para correspondência.

Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois) pareceristas ad hoc. Caso ocorram pareceres divergentes, será enviado para um terceiro consultor. Somente serão apreciados os textos que obedecerem aos itens anteriores dessas normas.

A aceitação da matéria para a publicação implica a transferência de direitos autorais para o periódico. Assegura-se ao Jornal de Políticas Educacionais o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei.

Endereço para correspondência: Jornal de Políticas Educacionais Universidade Federal do Paraná Núcleo de Política, Gestão e Financiamento da Educação – NuPE/UFPR, Avenida Sete de Setembro, 2645. 2º andar, Sala 213. CEP: 80.230-010 – Curitiba – PR – Brasil. E-mail: jpe@ufpr.br

 

Declaração de Direito Autoral

CC BY-NC-SA 2.5 BR

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

English version:

Copyright for published papers in this academic journal are author's properties, with first publication rights for the JPE. As they appear in this publicly accessible journal, the papers are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

English version:

The names and addresses informed in this academic journal will be used exclusively for the services provided by this publication, and will not be made available for other purposes or to third parties.