Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

O Jornal de Políticas Educacionais aceita trabalhos que tratem de temas relacionados à política educacional, planejamento e gestão educacional e escolar, educação e financiamento escolar, avaliação educacional, estudos comparativos em política educacional, epistemologia da política educacional, entre outros temas relacionados ao campo da política e gestão educacional. 

Os artigos devem ser inéditos e submetidos após revisão em português e língua estrangeira (resumo e currículo). Não serão aceites traduções feitas por um tradutor online. São aceitos artigos em português, inglês ou espanhol. A revisão linguística é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). 

O texto do artigo deve obedecer aos princípios éticos apontados pelo CNPq disponível no seguinte endereço: http://portal-adm.cnpq.br/web/guest/diretrizes/ 

O Jornal de Políticas Educacionais reserva-se o direito de não publicar trabalho(s) do(s) mesmo(s) autor(es) no prazo de um ano entre a publicação do(s) texto(s) escrito(s) pelo(s) mesmo(s) autor(es) e o início de um novo processo de submissão, exceto em números especiais. 

Regras de formatação para artigos, resenhas, traduções 

A submissão deve ser feita no seguinte endereço (https://revistas.ufpr.br/jpe), utilizando o TEMPLATE.  

  1. Os arquivos para envio estão no formato Microsoft Word (.doc, Modo de Compatibilidade). 
  1. Cada artigo deve ter entre 30.000 e 45.000 caracteres (com espaços), incluindo resumo, resumo, referências, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas. 
  1. Título em negrito, em português, inglês e espanhol, fonte Cambria, tamanho 14, com a primeira letra da frase em letras maiúsculas. 
  1. O resumo deve conter no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras e três a cinco palavras-chave, em fonte Cambria, tamanho 10, espaçamento simples e deve ser apresentado em português, inglês e espanhol. Não serão aceites traduções feitas por um tradutor online. O resumo deve explicar claramente o objetivo, a metodologia e as conclusões do artigo. 
  1. O texto deve ser apresentado em fonte Cambria, tamanho 12, espaçamento 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, paginação no canto inferior direito. 
  1. Notas de rodapé devem ser usadas para esclarecimentos absolutamente necessários e todos os destaques no texto devem ser feitos em itálico (negrito será usado apenas no título, subtítulos e referências). 
  1. Os autores citados no artigo devem ser citados entre parênteses no corpo do texto, com o ano de publicação do trabalho e, quando aplicável, com a(s) página(s) citada(s). Ex.: (CALKINS, 1950, p.161). As referências devem seguir as normas da ABNT. 
  1. É obrigatório remover qualquer identificação de autoria e a opção Propriedades no Word, garantindo assim o critério de confidencialidade da revista, para garantir a avaliação cega por pares. Não serão aceitos para o processo de avaliação artigos com qualquer identificação.  

Em arquivo separado (MODELO), submetido como documento suplementar, deverá ser submetido: título do trabalho em português, inglês e espanhol. No caso de financiamento de pesquisa, a instituição financiadora deve ser mencionada em nota de rodapé vinculada ao título em português. O arquivo também deve conter: Nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Além de informações sobre Título/área. Vínculo institucional. Cidade, UF. País. Orcid: E-mail. No caso de publicação com vários autores, os nomes devem ser indicados em ordem de precedência. Este documento também deve conter o nome de cada autor e sua contribuição para o artigo, e a contribuição deve ser especificada com base nos seguintes itens: concepção e desenho da pesquisa; construção e processamento de dados; análise e interpretação dos dados; preparação do texto original; revisão e edição do texto final. 

As resenhas poderão ter no máximo 5 (cinco) páginas e o título será a referência bibliográfica completa do trabalho resenhado. Ex.: BOURDIEU, Pierre. El ofício de científico: ciência de La ciencia y reflexividade. Barcelona: Anagrama, 2003. Palavras-chave e resumo não são obrigatórios. A revisão deve ser realizada por terceiros, nunca pelo próprio autor ou coautor do trabalho resenhado. 

As traduções devem ser acompanhadas de autorização do autor e do texto original. Deve ser acompanhado, como documento complementar, de uma carta ao editor do Jornal de Políticas Educacionais autorizando sua publicação. 

Normas para submissão de Dossiês Temáticos 

A submissão de Dossiês Temáticos deve obedecer às seguintes diretrizes: 

  1. O tema da proposta deve estar alinhado com o escopo do jornal.  
  1. Os proponentes devem enviar uma proposta aos editores por e-mail (jpe@ufpr.br) contendo justificativa e indicação de pelo menos seis artigos a serem publicados (título, resumo e autores). 
  1. Os dossiês devem ter entre 6 e 8 artigos, sendo dois de autores vinculados a instituições estrangeiras. Artigos de autores estrangeiros podem ser em coautoria com brasileiros. 
  1. Os artigos que compõem o dossiê devem seguir os critérios de submissão e ser enviados de acordo com o template. 
  1. A critério dos organizadores, poderá ser feita uma ampla chamada para publicação na respectiva seção temática 

Processo de avaliação de artigos 

Os textos recebidos serão encaminhados a 2 (dois)  revisores ad hoc. Se ocorrerem opiniões divergentes, ele será enviado a um terceiro avaliador. Somente textos que estejam de acordo com as regras serão considerados. 

 A avaliação dos trabalhos submetidos ao JPE segue os principais critérios adotados: 

  1. Adequação do tema ao escopo da revista, atualidade/originalidade e contribuição para a área. 
  1. Apresentação do Resumo contendo objetivo, procedimento metodológico e resultado(s). 
  1. Clareza na introdução do artigo, apresentação do objeto, objetivos e estrutura do artigo. 
  1. Coerência e coesão na estrutura do texto, considerando o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado. 
  1. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo. 
  1. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico. 
  1. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da língua portuguesa. 
  1. Indicação de referências de acordo com as Normas da Revista e da ABNT.  

A aceitação do material para publicação implica a transferência dos direitos autorais para a revista. É garantido ao Jornal de Políticas Educacionais o direito de divulgação de informações e direitos editoriais, de acordo com a Lei.   

Contato 

Jornal de Políticas Educacionais Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná – NuPE/UFPR 

Avenida Sete de Setembro, 2645. Sala 137. CEP: 80.230-010 – Curitiba – PR – Brasil. 

E-mail: jpe@ufpr.br 

Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias

Dossiê com resumos previamente aprovados. Não aceita novas submissões

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.