Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Indexadores/Bases de Dados
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 19 (2025)
v. 19 (2025)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i
Publicado:
2024-12-27
Artigos
A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE IDEB: IMPACTOS NA AUTONOMIA DOCENTE
Evaluación de la calidad de la educación en tiempos del IDEB: repercusiones en la autonomía del profesorado
Dianne Fabhricia, Jhonny David Echalar
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99441
A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA GESTÃO DAS ESCOLAS EM ANGOLA: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM LIBERDADE E PARTICIPAÇÃO
Manuel Tchissende, Alexandre Ventura
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99961
JUDICIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E IMPLICAÇÕES NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Carlos Roberto Jamil Cury
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.102141
ESTUDANTES TRABALHADORES: UM ESTUDO SOBRE FRUIÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ENTRE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Walton Nascimento da Trindade, Maria Luiza Levi Pahim
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99456
ASSOCIAÇÕES ENTRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E O ENEM NO CENÁRIO INTERESTADUAL BRASILEIRO
Carolina Telles Gusmão, Luana Nascimento Dante, Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99747
O ATAQUE CONSERVADOR À FORÇA DE TRABALHO DOCENTE
Português
Maria Dilnéia Espindola Fernandes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99267
FORMAÇÃO DE LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA NO CAMPO ACADÊMICO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DA BAHIA
Isac Pimentel Guimarães, Emilia Peixoto Vieira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99100
MATIZ NEOLIBERAL NA CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ESTRUTURADO DE ENSINO (SEE) DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Divino Batista Alves Rosa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98383
IMPLICAÇÕES GERENCIAIS NA MATERIALIZAÇÃO DE PROPOSTAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO PREVISTAS EM PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR (PGE) DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA (2020–2023)
Claudir Cordeiro, Elton Luiz Nardi
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98669
BASE LEGAL, PERFIL E TENDÊNCIAS DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
Danieli D' Aguiar Cruzetta
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99070
PLATAFORMAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO E DAS ESCOLAS: CONQUISTAS E DESAFIOS
Genessí Borba Gomes Alves Santos, Luís Gustavo Alexandre da Silva, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98302
TRANSFORMANDO DOIS CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM DUAS UNIVERSIDADES TECNOLÓGICAS FEDERAIS POR VIAS DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO
Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97942
CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ E A PRIVATIZAÇÃO DA OFERTA EDUCACIONAL (2019-2024)
Everton Koloche Mendes Barbosa, Marcos Vinicius Francisco
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98236
PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO
Eliane da Costa Bruini, Márcia Aparecida Jacomini
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575
ATORES-REDES QUE COMPÕEM A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: CARTOGRAFIA DAS ASSOCIAÇÕES LATOURIANAS
Manuela Rolim de Moura, Martha Kaschny Borges
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97325
EFEITOS DO “TETO DE GASTOS” NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: ALTERNATIVAS E DESAFIOS
alternativas y desafíos
Akeson Helder Rosa de Alcântara, Gustavo Henrique Petean, Maria Carolina Carvalho Motta
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98215
POLÍTICAS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2009 E 2019
Juliana Kussem
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95239
TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA OS MUNICÍPIOS/ENTIDADES INTERMUNICIPAIS PORTUGUESAS EM MATÉRIA EDUCATIVA ENTRE 2013-2022: INTERSEÇÕES ENTRE O PRESCRITO E O REAL
Maria Salomé Almeida Simões
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96954
RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E BONIFICAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE NÃO LECIONAM DISCIPLINAS AVALIADAS NO SAEPE
Viviane Rauane Bezerra Silva, Ana Lúcia Felix dos Santos
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96386
A META 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A CARREIRA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOCANTINS
Vanessa Viebrantz Oster, Angela Maria Martins, Edmar Lucas Ferreira Sehnem
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96963
DCN E BNCC: ENTRE A INCLUSÃO E A INVISIBILIDADE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Caio Cesar Silva Nascimento, Daniel Camargo, Rafael Ângelo Bunhi Pinto.
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95936
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: COMO AS CONDIÇÕES DE ACESSO E DE PUBLICIDADE DAS INFORMAÇÕES DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS PODEM ALTERAR ESSA RELAÇÃO?
Simony Rafaeli Quirino, Larissa Felipe Superchinski
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95956
PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE DAS METAS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI 2020-2024) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
Jean Kleiton Roque Silva, Oséias Santos Oliveira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96773
O CONTINGENCIAMENTO E O DESFINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2011- 2022)
Valéria Gouveia do Carmo Ferreira, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95820
A ATUAÇÃO DE CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: QUANDO O LEGALISMO ORIENTA AS DECISÕES
Simone Fátima Flach
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95559
POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM EGRESSOS
Shirley de Lima Ferreira Arantes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95823
Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias
APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TERRITÓRIOS DAS AMAZÔNIAS QUESTÕES PARA (RE)PENSAR AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
cuestiones para (re)pensar las políticas educacionales
Rosana Maria Gemaque Rolim, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, André Rodrigues Guimarães
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.102237
ÁGUAS NAS AMAZÔNIAS: SUJEITOS DE DIREITOS E TERRITÓ-RIOS EDUCATIVOS – REFERÊNCIAS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Salomão Mufarrej hage, Edir Augusto Dias Pereira , Tristan McCowan , Raimunda Kelly Silva Gomes
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99613
DIREITO À EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE
André Rodrigues Guimarães, Antonia Costa Andrade, Francisca Oliveira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.100705
ENSINO MÉDIO NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E LABORAIS DE JOVENS CONCLUINTES
Sílvia Cristina Conde Nogueira, Gisele Cardoso Costa, Antonio Pereira de Oliveira, Sarah Pinheiro Barbosa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99673
CARREIRA E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES DA NOVA GESTÃO PÚBLICA (NGP)
Dalva Valente Guimarães Gutierres, Joedson Brito dos Santos , Marilda de Oliveira Costa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99675
DESAFIOS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA PARAENSE
Rosana Maria Rolim, Antônio Cláudio Reis, Marielson Rodrigues Guimarães
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99590
FUNDEB PERMANENTE: PRIMEIRAS IMPLICAÇÕES PARA O MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO ACRE
Fundeb Permanente: primeras implicaciones para el magisterio público del estado de Acre
Pelegrino Santos Verçosa, Marcos Edgar Bassi
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99672
PRIVATIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA POLÍTICA DE CONVENIAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA
Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Francisco Dominguez
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99653
O CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEF/FUNDEB EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES
lo que revelan las tesis y disertaciones
Rosana Evangelista da Cruz, Marilene da Silva Feijão Pereira
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99543
Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas
APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Maria Nilvane Fernandes, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98081
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE ANGOLA
Rafael Ferreira de Souza Honorato, António Luís Julião
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96877
A ESCOLA NA SOCIOEDUCAÇÃO: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Maria Nilvane Fernandes, Elizabeth Trejos-Castillo
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96707
“É BEM LIMITADA A VISÃO DE FUTURO QUE ELES TÊM...” POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DA PARAÍBA
Ana Cláudia Silva Rodrigues, Adriege Matias Rodrigues, Abigail Sales da Costa Rocha
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96871
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS NO PARÁ: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO
Érika Pimentel da Silva, Manuelle Inez de Sousa Borges, Willian Lazaretti da Conceição
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97115
UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CADERNO PRÁTICAS DE TRATAMENTO PENAL NAS UNIDADES PENAIS DO PARANÁ: INTERFACE COM O ENUNCIADO RESSOCIALIZADOR
Marta Cossetin Costa
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96942
FORMALISMO JURÍDICO E OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO DF
Liana Correia Roquete Albuquerque, Maria Abádia da Silva
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96619
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS: O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO ESTADO DO PARANÁ
Márcia Cossetin, Margarete Chimiloski Dolla, Mariza Scheffer Freire, Ireni Marilene Zago Figueiredo
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96906
“NADA É FÁCIL NESSA VIDA”: DESIGUALDADES (SOCIO)EDUCACIONAIS NAS PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Mariana Tafakgi, Eduardo Ribeiro
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96341
Resumos de Teses e Dissertações
A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL EM PIRAQUARA/PR: DESAFIOS EM TEMPOS DE AUSTERIDADE
Mayara Lourenço
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98408
TERRITÓRIOS, CIDADES E O DIREITO À EDUCAÇÃO: OS EQUIPAMENTOS URBANOS PÚBLICOS DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA E AS DESIGUALDADES DE OFERTA EDUCACIONAL
NAYARA MESQUITA ANDRADE
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98417
ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL NA REGULAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS DE ENSINO
Cleverson José dos Santos
PDF
POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO EM ANGOLA 2010-2022: CONTEXTO, ATORES E IMPLICAÇÕES
Chocolate Adão Brás
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98616
IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA OFERTA DE CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS
Simone Aparecida Milliorin
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98646
"INFELIZMENTE, A FEDERAL NÃO É PARA TODOS”: DESVELANDO DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE EVADIDO DOS CURSOS DA UFPR
Eliane Felisbino
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98670
A CONSTRUÇÃO DE CONDIÇÕES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DE PROFESSORAS SOBRE O PROINFÂNCIA
Patricia Handel de Oliveira Mota
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98686
O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
Andreia Zanlorenzi
PDF
TRAJETÓRIAS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E O DIREITO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE 2012 A 2017
Milena Primo Fenelon
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98878
GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: BASE LEGAL, TENDÊNCIAS E PERFIL
Danieli D' Aguiar Cruzetta
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98631
REMUNERAÇÃO PARA O DIRETOR ESCOLAR: UM PANORAMA DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO
Marta Clediane Rodrigues Anciutti
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98671
A LEI Nº 13.415/2017 E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS CAMINHOS DA REFORMA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Alessandro Ezequiel Paixão
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98853
ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAUCÁRIA (2015-2024) NO CONTEXTO DA CRECHE
Larice de Carvalho da Silva Ventury
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98406
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CUSTO-ALUNO-QUALIDADE : UM ESTUDO DE CASO
Cleci da Cruz Martins
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98410
A TRAJETÓRIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM MOÇAMBIQUE: TENDÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Joaquim António
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98538
AS MUDANÇAS DA BNCC DO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DO PARANÁ
Gabriel Germano
pdf
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98719
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed