n. 62 - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E CUBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83119

Palavras-chave:

Cuba, Educação básica, Estrutura e funcionamento da educação.

Resumo

O artigo possui como objetivo discutir elementos da estrutura e do funcionamento da educação básica do Brasil e de Cuba. Para tanto, o estudo bibliográfico e a metodologia comparada orientaram a pesquisa descritiva e exploratória que busca compreender a educação cubana. Nesse aspecto, o estudo problematiza e analisa a organização administrativa e pedagógica dos respectivos países, pois, a nossa hipótese é que as formas organizativas da gestão escolar expressam as transformações em curso na sociedade contemporânea, visto que o sistema educacional reproduz as condições materiais da sociedade. Distingue-se assim, três elementos principais da estrutura organizacional e do funcionamento do sistema educacional: a) normas e dispositivos regulamentares; b) entidades mantenedoras; e, c) organização e gestão da escola. O artigo inicia apresentando a estrutura e o funcionamento da educação cubana; em seguida a estrutura e funcionamento da educação brasileira; e, finalmente, analisa e discute os resultados, no qual se conclui que, enquanto Cuba possui um Estado que atende aos interesses e bem-estar social da coletividade com todas as dificuldades que o embargo econômico traz ao país, existe uma universalização dos direitos dos cidadãos, enquanto no Brasil, os cortes significativos das verbas públicas dificilmente possibilitarão um avanço na qualidade educacional do país.

Biografia do Autor

Francielle de Camargo Ghellere, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora Pedagoga na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e professora na Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI). Mestre em Educação (UEM); Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE); Doutorado Sanduíche na Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona em Cuba.

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre e Doutora em Educação (UEM), Mestre em Adolescente em Conflito com a Lei (UNIBAN/SP); Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN/CNPq). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi/CNPq).

Silvana Aparecida de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE-campus de Foz do Iguaçu. Doutora em Educação pela USP, Mestre em Educação pela UFPR. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Trabalho, Estado, Democracia e Educação-Coletivo Makarenko. É também Coordenadora das Brigadas de Solidariedade a Cuba no Paraná-Brasil.

Referências

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves. Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico-metodológicos. Acta Scientiarum. Maringá, v. 36, n. 1, p. 129-141, jan./jun., 2014.

CIAVATTA, Maria Aparecida. Estudos comparados: sua epistemologia e sua historicidade. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 129-151, 2009.

CIAVATTA, Maria Aparecida. Estudos comparados em educação: uma discussão teórico-metodológica a partir da questão do outro. In: CIAVATTA, Maria Aparecida (org), et.al. Estudos comparados e educação na América Latina. São Paulo: Livros do Tatu/Cortez, 1992.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade. On-line version ISSN 1678-4626. Vol.33 no.119 Campinas Apr./June 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004. Acesso em: 2 ago. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Francisco de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.

LIMA, Licínio C. A escola como organização e a participação na organização escolar: um estudo da Escola Secundária em Portugal (1974-1988). Braga: Universidade do Minho, 1998.

MEC. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Histórico do Conselho Nacional de Educação. S/d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/14306-cne-historico. Acesso em: 15 ago. 2018.

OLIVEIRA, Cezar Alvarez Campos de. Geografia e ensino no Brasil e em Cuba: um estudo histórico-geográfico comparado. (Tese, Geografia Humana). São Paulo: USP, 2007. Acesso em: 25 ago. 2021. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/GEOGRAFIA/Teses/tese_geo_cuba.pdf.

PILETTI, Nelson. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental. São Paulo: Ática, 1999.

SOUZA, Silvana Aparecida. Educação para a emancipação ou para a alienação? Curitiba: Nova Práxis, 2018.

VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Ghellere, F. de C., Fernandes, M. N., & Souza, S. A. de. (2021). n. 62 - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E CUBA. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83119

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Básica na América Latina