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n. 55 - COMPREENDENDO A CRISE RECENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Robert Evan Verhine, Ângelo Ricardo de Souza

Resumo


O texto busca contribuir com as discussões no entorno da crise que se instalou na pós-graduação brasileira em 2021. O artigo faz uma recuperação histórica sobre a constituição da pós-graduação e, especialmente, de sua avaliação no Brasil, para, na sequência, apresentar e discutir os dois componentes da crise recente, analisando suas origens, repercussões e implicações. Tais elementos estão relacionados à destituição e recomposição do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES e à paralisação por força de ação judicial da Avaliação Quadrienal referente ao período 2017/2020. As conclusões mostram que esses dois aspectos são principalmente de natureza jurídica e, portanto, ao contrário do que comumente se supõe, podem não estar diretamente vinculados à postura anticientífica do regime de Bolsonaro.


Palavras-chave


Pós-Graduação; CAPES; Política Educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83788