n. 61 - GESTÃO EDUCACIONAL BRASIL-PARAGUAI: CONCEPÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83192

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Concepção de Gestão, Estado Gerencial, Democracia, Participação.

Resumo

Este artigo objetivou apreender quais as concepções de políticas educacionais que a normatização principal que gere a educação do Brasil e do Paraguai apresenta. Para tanto, buscamos elucidar a seguinte questão norteadora: qual concepção de gestão a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 do Brasil, e a Lei Geral da Educação de 1998 do Paraguai apresentam? Desta feita, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, tendo com fontes principais a LDB/1996 e a LGE/1998. Ao decorrer da discussão e baseando-se na literatura educacional, consideramos que a concepção de gestão que a legislação das políticas educacionais do Brasil e do Paraguai apresentam pode ser entendida como híbrida, porque elas destacam a gestão democrática e a participação, porém, abordam diversas características da gestão gerencial como características de gestão democrática. Neste sentido, a gestão gerencial vem assumindo inciativas privadas no âmbito da gestão pública, nas sociedades latino-americanas desde as reformas educacionais legitimadas nos espaços legais. Cabe salientar que há um retrocesso em relação a efetivação da participação e da gestão democrática, principalmente quanto aos mecanismos de sua efetivação e pela influência das diretrizes internacionais nas políticas de educação desses países.

Biografia do Autor

Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2015). Phd em Educação na Universidade de Lisboa ? Instituto de Educação (ULisboa/2017). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba ? (UFPB/2011). Mestrado em Serviço Social cursado Universidade Federal de Pernambuco ? (UFPE/1999). Licenciada e Bacharel em História na UFPE - 1985. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2020). Professora Visitante da Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD ? Faculdade de Educação/FAED. Atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UFGD. Membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação - GEPEPE; Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação; Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina - GEHSCA; e Grupo de Estudos em Infraestrutura Produtiva e Logística para o Desenvolvimento Local Sustentável. Atuou como Professora à Disposição da Universidade de Pernambuco - UPE. 

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Gimenes, P. C., Cavalcanti, A. C. D., & Campos, M. I. (2021). n. 61 - GESTÃO EDUCACIONAL BRASIL-PARAGUAI: CONCEPÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83192

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Básica na América Latina