n. 10 - O EMPREENDEDORISMO COMO PONTO-CHAVE DOS PROGRAMAS “FUTURE-SE” E “NOVOS CAMINHOS”: APONTAMENTOS CRÍTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77967

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Programa Future-se, Programa Novos Caminhos

Resumo

O artigo versa sobre dois programas, elaborados e apresentados pelo atual governo federal, e tem como objetivo analisar a formação pretendida com o fomento do empreendedorismo nas Instituições Federais de Ensino e nas redes e instituições que ofertam educação básica, profissional e tecnológica de nível médio. Metodologicamente, utiliza procedimentos de pesquisa bibliográfica e de análise documental, com abordagem qualitativa. Após discutir aspectos da dinâmica social capitalista e apontar como o neoliberalismo tem servido à perpetuação desse projeto societário, problematiza-se o empreendedorismo como ponto-chave do Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores – “Future-se” – e do Programa “Novos Caminhos”. Percebeu-se que os programas, completamente alinhados, inclusive no eixo estruturante do empreendedorismo, expressam o objetivo de atrelar a formação de jovens e trabalhadores, assim como a produção científica – tão somente – às demandas dos setores produtivos e sua lógica desumanizadora que contribui, substancialmente, para a subsunção da vida ao capital.

Biografia do Autor

Tamiris Possamai, Instituto Federal Catarinense - IFC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú, vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (2017). Trabalhadora técnica do IFC - Campus Rio do Sul

Solange Aparecida Zotti, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Doutora em Educação pela UNICAMP (2009), Mestre em Educação pela Universidade do Contestado/UNICAMP (2002) e graduada em pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC -1993). Professora do Instituto Federal Catarinense – IFC (Campus Concórdia/SC) em cursos de licenciatura e do PPG Educação no Campus Camboriú. Desenvolve pesquisas no campo da história da educação e políticas educacionais relacionadas ao ensino secundário/médio, currículo e instituições escolares. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

Liane Vizzotto, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Pedagogia (UnC). Docente do Instituto Federal Catarinense – IFC (Campus Concórdia/SC) em cursos de licenciatura e do PPG Educação no  campus Camboriú. Desenvolve pesquisas no campo das políticas educacionais com foco na relação público-privada. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe).

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Publicado

2021-02-26

Como Citar

Possamai, T., Zotti, S. A., & Vizzotto, L. (2021). n. 10 - O EMPREENDEDORISMO COMO PONTO-CHAVE DOS PROGRAMAS “FUTURE-SE” E “NOVOS CAMINHOS”: APONTAMENTOS CRÍTICOS. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77967

Edição

Seção

Artigos