n. 14 - POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE RIO BRANCO/ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78438

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Valorização Docente, Rede Pública de Ensino de Rio Branco.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as políticas educacionais de (des)valorização dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental introduzidas na rede pública de ensino de Rio Branco/Acre a partir de 2005. A pesquisa foi estruturada em etapas que se interligaram, sendo elas: construção de um suporte teórico mediante a leitura de diversas publicações relacionadas à valorização dos profissionais da educação; e reunião, sistematização e análise de leis e documentos de âmbito federal, estadual e municipal que tratam do assunto. Inicialmente, as atenções se voltaram para as políticas educacionais de caráter mais geral introduzidas na rede pública de ensino do município e, na sequência, para aquelas políticas que apresentam uma relação mais próxima com a questão da valorização dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação evidenciou que, quando tomadas em seu conjunto, as políticas municipais apresentam caráter contraditório e não representam necessariamente um avanço em direção à valorização docente haja vista que a efetivação de algumas delas está atrelada aos resultados de desempenho das escolas e dos estudantes.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Moura Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC).

Viviani Fernanda Hojas, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Marília). Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Marília). Tem experiência docente na Educação Básica e Superior e, atualmente, é Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC).

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Publicado

2021-03-22

Como Citar

Silva, M. da C. de M., & Hojas, V. F. (2021). n. 14 - POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE RIO BRANCO/ACRE. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78438

Edição

Seção

Artigos