n. 50 - A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81155Palavras-chave:
Formação docente, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental.Resumo
Analisa-se, neste artigo, a partir de uma pesquisa documental qualitativa, os contextos atuais da formação de professores de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil, investigando especialmente os resultados de uma política brasileira de avaliação externa da Educação Básica (Saeb, 2019) e de mensuração da formação de professores, pelo Indicador de Formação de Professores (AFD, 2020). Do diálogo entre pensadores das Ciências da Educação e das Ciências da Linguagem e suas ressonâncias pelas análises dos dados, constata-se que são necessárias políticas oficiais cujas normativas determinem injuntivos à formação inicial do professor de Língua Portuguesa em consonância com a língua materna. Emana destes diálogos a necessidade de uma abordagem dos princípios dos multiletramentos e da multimodalidade linguística, constitutivos das multiculturas étnico-culturais nacionais e das inovações culturais na formação de professores nos cursos de Letras no Brasil.
Referências
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira (2005). Tarefas da educação linguística no Brasil. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Letras. Recuperado de: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4533678/mod_label/intro/BAGNO_RANGEL_TarefasDaEducacaoLinguisticaNoBrasil.pdf>. Acesso em 19 mai. 2021.
FERRARI, M. Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. Nova Escola. 2008. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio> Acesso em: 20 maio 2021.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos. In J. Salomão (Trad.), Obras completas. (Vol. 7, pp. 123-252). Rio de Janeiro: Imago, 1987. (Publicado originalmente em 1905).
FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In J. Salomão (Trad.), Obras completas. (Vol. 13, pp. 281-288). Rio de Janeiro: Imago, 1987. (Publicado originalmente em 1914).
GATTI, B. A; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO. 351 p. 2019. ISBN: 978-85-7652-239-3.
KLEIMAN, A. B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322008000300005> Acesso em: 07 maio 2021.
LIBÂNEO, J. C. A persistente dissociação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento disciplinar na formação de professores: problemas e perspectivas, 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT04%20Trabalhos/GT04-1936_int.pdf> Acesso em: 08 maio 2021.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910>. Acesso em: 24 abril 2021.
OLIMPIO, E.; MARCOS, C. M. A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 21, n. 3, p. 498-512, set. 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1677-11682015000300006 & lng= pt nrm=iso>. Acesso em: 14 maio 2021.
RIBEIRO, A. Textos multimodais na sala de aula: exercícios. Revista Triângulo. V. 13, n. 3, 2020. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5005> Acesso em: 06 maio 2021.
ROJO, R. H, R. Multiletramentos na escola. Roxane Rojo, Eduardo Moura (Orgs). São Paulo: Parábola Editorial. 2012.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - Vol.9, nº.1 pp.07-19. 2011. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667> Acesso em: 04 maio 2021.
SOUZA, G. M. A constituição de uma professora de Língua Portuguesa: amor, ética e complexidade. In: MORAES, M. C.; NAVAS, J. M. B.; MENDES, P. C. (Orgs.). Ética, docência transdisciplinar e Histórias de Vida: Relatos e reflexões em valores éticos. Brasília: Liber Livros. 2014.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard educational review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.