n. 50 - A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81155

Palavras-chave:

Formação docente, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental.

Resumo

Analisa-se, neste artigo, a partir de uma pesquisa documental qualitativa, os contextos atuais da formação de professores de Língua Portuguesa como língua materna no Brasil, investigando especialmente os resultados de uma política brasileira de avaliação externa da Educação Básica (Saeb, 2019) e de mensuração da formação de professores, pelo Indicador de Formação de Professores (AFD, 2020). Do diálogo entre  pensadores das Ciências da Educação e das Ciências da Linguagem e suas ressonâncias pelas análises dos dados, constata-se que são necessárias políticas oficiais cujas normativas determinem injuntivos à formação inicial do professor de Língua Portuguesa em consonância com a língua materna. Emana destes diálogos a necessidade de uma abordagem dos princípios dos multiletramentos e da multimodalidade linguística, constitutivos das multiculturas étnico-culturais nacionais e das inovações culturais na formação de professores nos cursos de Letras no Brasil.

Biografia do Autor

Maria Cristina Mesquita da Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestre em Educação, Universidade Católica de Brasília (UCB, 2020); especialista em Políticas Públicas de Educação com Ênfase em Monitoramento e Avaliação (ENAP, 2007); especialista em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educação (Unicesumar, 2020); graduada em Letras com habilitação em Língua Espanhola, Universidade de Brasília (UnB, 2004). Analista em Ciência e Tecnologia na CAPES/MEC, ocupando a função de Assessora Técnica na Diretoria de Educação a Distância. Professora efetiva da educação básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Edney Gomes Raminho, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB- ; pós-graduada em Língua Portuguesa e licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF-.

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor, Mestre em Educação e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Docente/Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do Conselho Superior (CONSUN) da UCB (Mandato 2019-2023). Atualmente está como Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC). Participa nos Grupos de Pesquisa: "Políticas Federais de Educação" (Líder) e "Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos" (Pesquisador). Membro do Conselho Ad hoc da Revista "Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação" (CESGRANRIO). Membro do Conselho Editorial da Revista "Cadernos do FNDE". Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Membro do Comitê de Avaliação de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

da Silva, M. C. M., Raminho, E. G., & Brito, R. de O. (2021). n. 50 - A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81155

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Artigos