n. 59 - CONCEPÇÕES DE GESTÃO EDUCACIONAL NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: BRASIL E CHILE
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83220Palavras-chave:
Neoliberalismo, Reformas educacionais, Gestão da educação, GerencialismoResumo
O trabalho objetiva analisar as concepções de gestão educacional no contexto das reformas educacionais ocorridas na América Latina que interferiram nas políticas adotadas no Brasil e no Chile. Examina como a gestão educacional foi configurada em ambos países, tomando como referencial histórico o final de suas respectivas ditaduras militares. O Chile pode ser considerado o pioneiro do neoliberalismo na América Latina, o que resultou na promoção de política e gestão educacionais que deixaram de ser responsabilidade exclusiva do Estado, repassando a sua execução para a sociedade civil. No caso do Brasil, a fase democrática sucedeu como um período de mudanças em direção à inserção do país no processo de globalização econômica, quando se imprimiu um perfil gerencial à gestão e ao planejamento escolar, notadamente no contexto da Reforma do Estado de 1995. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, a partir da análise da legislação como as Constituições vigentes nos países e a Legislação educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e/ou legislação equivalente). Os resultados apontam que o Brasil dispõe de um arcabouço constitucional mais amplo sobre a organização educacional e sobre a gestão educacional, mas desde 1995 convive com um ininterrupto aprofundamento das políticas gerencialistas e uma desconstrução do princípio constitucional da gestão democrática. Já o Chile demanda legislação infraconstitucional para regulamentar a estruturação da educação e a concepção de gestão está alicerçada nos princípios gerenciais, embora em um processo de construção de uma nova institucionalidade para a educação.
Referências
BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sHk4rDpr4CQ7gb3XhR4mDwL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2021.
BELLEI, C. Dificultades y resistencias de una reforma para des-mercantilizar la educación. RASE - Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, Valência, Espanha, v. 9, n. 2, 2016. p. 232-247. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/8417. Acesso em: 24 set. 2021.
DONOSO-DÍAZ, S. Balance y perspectivas de la reforma educativa chilena de los 90’. Pro-posições, Campinas, v. 16, n. 3, p. 29-52, set./dez. 2005. Disponível em: https://fe-old.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2326/48_dossie_diazsd.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.
DONOSO-DÍAZ, S. La nueva institucionalidad subnacional de educación pública chilena y los desafíos de gestión para el sistema escolar. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 29-48, mar./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/gsBk4BBS4pMSv5MLk9Vm7Rc/?lang=es. Acesso em: 21 jun. 2021.
FALABELLA, A. El mercado escolar en Chile y el surgimiento de la Nueva Gestión Pública: El tejido de la política entre la dictadura neoliberal y los gobiernos de la centroizquierda (1979 a 2009). Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 132, p. 699-722, jul/set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8cLRcdcyWDH4Hj3bk47xpmL/abstract/?lang=es. Acesso em: 24 set. 2021.
FERNANDES, M. D. E.; ALVES, A. V. V. ALVES, A. G. de R. Gestão democrática da educação: por entre concepções e tendências. Dialogia, São Paulo, n. 19, p. 35-45, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4892. Acesso em: 8 ago. 2021.
FREITAS, L. C. BNCC: uma base para o gerencialismo-populista. Avaliação Educacional – Blog do Freitas, 2017. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2017/04/07/bncc-uma-base-para-o-gerencialismo-populista/. Acesso em: 24 set. 2021.
GENTILI, P. Educação Pública: um modelo ameaçado. In: SILVA, T. T.; GENTILI, P. (org.). Escola S/A – quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.
HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
LANDIM, V.; BORGHI, R. F. Princípios gerencialista na educação pública e a atuação do professor coordenador. RPGE - Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24 n. 1, p. 24-36, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12703. Acesso em: 25 set. 2021.
MISOCZKY, M. C.; ABDALA P. R. Z.; DAMBORIARENA, L. A trajetória ininterrupta da reforma do aparelho do Estado no Brasil: continuidades nos marcos do neoliberalismo e do gerencialismo. Administração Pública e Gestão Social, Viçosa, v. 9, n. 3, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5126. Acesso em: 25 set. 2021.
NEWMAN, J.; CLARKE, J. Gerencialismo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, maio/ago. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/29472. Acesso em: 25 set. 2021.
PARENTE, J. M. Gestão escolar no contexto gerencialista: o papel do diretor escolar. In: Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 2, p. 259-280, maio/ago. 2017. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/12535. Acesso em: 25 set. 2021.
SADER, E. A construção da hegemonia pós-neoliberal. SADERL, E. (org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro, RJ: FlACSO Brasil, 2013. p. 135-144.
SADER, E. A hegemonia na América Latina. In: SADER, E.; GENTILI, P. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995. p. 35-37.
SOARES, Laura Tavares. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. 3. ed. São Paulo, Cortez, 2009.
SOUZA, Â. R. de.; GOUVEIA, A. B.; DONOSO-DÍAZ, S. Desafios políticos nos sistemas de ensino do Brasil e Chile. In: GOUVEIA, A. B. et al. (org.). Brasil e Chile: diálogos (im)pertinentes. Curitiba: Appris, 2015. p. 135-165.
VERGER, A. et al. La privatización educativa en América Latina: una cartografía de políticas, tendencias y trayectorias. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2017.
ZIBAS, D. M. L. “A Revolta dos Pingüins” e o novo pacto educacional chileno. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 199-220, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/557XBPvZyjWvfPrZt8dy8Xj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.