Open Journal Systems

n. 39 - O SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL E O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Juliana Selau Lumertz

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a entrada do setor privado na educação e como ele redefine o setor público intervindo nas políticas e práticas educacionais. Será apresentada a relação público-privada entre o Sistema de Ensino Aprende Brasil (SEAB) do Grupo Positivo e a Secretaria Municipal de Educação de Gravataí / RS, debatendo os processos de privatização. As políticas sociais são atingidas fortemente pelas políticas neoliberais e os processos de privatização se consolidam. Na educação eles aparecem com diferentes contornos: ora surge como uma parceria entre público e o privado, com a rede de ensino ou diretamente com as escolas, em que a iniciativa privada assume a responsabilidade pela gestão e/ou pelo pedagógico da escola. Ora aparece vendendo serviços educacionais e tecnologias para as escolas públicas, fornecendo proposta de conteúdo e execução para o setor público. A lógica privatista implica retrocesso para a democracia na educação pública e o papel da escola é de fundamental importância na construção de uma sociedade democrática. É o caso do Sistema de Ensino Aprende Brasil do Grupo Positivo no município de Gravataí/RS. O currículo escolar passa a ser definido por meio do sistema apostilado de ensino em que o município o paga para adquirir.

Palavras-chave


Privatização, Neoliberalismo, Educação

Texto completo:

PDF

Referências


CASIMIRO, Flávio Henrique Calheiros. A nova direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1989.

LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. La pesadilla que no acaba nunca. Barcelona: Gedisa, 2017.

LUMERTZ, Juliana Selau. A parceria público-privada na educação: implicações para a gestão da escola. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

PERONI, Vera Maria Vidal. Perspectivas da gestão democrática da educação: avaliação institucional. In: LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de (org.). Gestão Escolar Democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006. p. 149-156.

PERONI, Vera Maria Vidal. Diálogos sobre as redefinições do papel do Estado e nas fronteiras em o público e o privado na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015.

PERONI, Vera Maria Vidal. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica púbica no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo Sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 212-238, jan. 2018.

PIRES, Daniela de Oliveira. Os desafios para a consolidação do estado social e de direito brasileiro e as consequências para a gestão democrática da educação. In: PERONI, Vera Maria Vidal; LIMA, Paula Valim; KADER, Carolina Rosa. Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 105-114.

PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. Nueva gramática del Nel-liberalismo: Itinerarios teoricos, trayectorias intelectuales, claves ideologicas. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Derecho, Ciencias Políticas y Sociales, 2008.

RIKOWSKI, Glenn. Privatização em Educação e formas de mercadoria. Retratos da escola, Brasília, v. 11, n. 1, jul. 2017.

ROSSI, Alexandre José; LUMERTZ, Juliana Selau; PIRES, Daniela de Oliveira. As implicações da parceria público-privada para a gestão democrática da escola pública. In: BAIRROS, Mariângela; MARCHAND, Patrícia Souza. Coordenação Pedagógica concepções e práticas. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2018. p. 387-399.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80482