Open Journal Systems

n. 47 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, QUALIDADE E INOVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS NO PORTAL DE TESES DA ESPANHA

Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro, Rose Mary Almas de Carvalho, Pollyana Vieira de Andrade, Elda Jane de Almeida Gontijo, Flávia Magalhães Freire

Resumo


O presente artigo trata-se de um levantamento bibliográfico analítico sobre o conceito de qualidade e inovação na educação superior a distância presente nas pesquisas depositadas no Portal de Teses da Espanha – Dialnet –, durante o período de 2007 a 2018. É parte de uma pesquisa interinstitucional com a participação de instituições de ensino superior públicas e privadas sem fins lucrativos da região Centro-Oeste. As pesquisas consultadas evidenciaram que a modalidade a distância é compreendida como critério de inovação no ensino superior e que a qualidade da educação tem estreita ligação com a perspectiva mercadológica de satisfação do cliente, disponibilidade para pagar e empregabilidade, desconsiderando-se a articulação entre as dimensões intra e extra-escolares na oferta de educação de qualidade social.


Palavras-chave


Educação a Distância; Qualidade; Inovação.

Texto completo:

PDF

Referências


AENOR (Asociación Española de Normalización y Certificación). Norma UNE 66181:2012 Gestión de la calidad. Calidad de la Formación Virtual. Madrid: AENOR, 2012.

ALBOR, Gustavo Rodríguez; LORDUY, Viviana Gómez; DAU, Marco Ariza. Calidad de la educación superior a distancia y virtual: un análisis de desempeño académico em Colombia. Investigación & Desarrollo, Colômbia, v. 22, n. 1, p. 58-99, 2014.

ALMEDINA, Maria Isabel Amor. La orientación y la tutoría universitaria como elementos de calidad e innovación em la educación superior. Modelo de Acción Tutorial. 2012. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Córdoba, Espanha, 2012.

ARETIO, Lorenzo García. Educación a distancia y virtual: calidad, dirupción, aprendizajes adaptativo y móvil. UNED, Espanha, v. 20, n. 2, p. 09-25, 2017.

CANÁRIO, Rui. A inovação como processo permanente. Revista de Educação, Lisboa, v. 2, n. 1, p. 17-22, 1991.

CASTAÑEDA, Manuel Moreno. La calidad de la educación a distancia en ambientes virtuales. Revista Innovación Educativa, México, Ano 7, n. 6, p. 19-31, 2007.

CASTILLO, Luis Andrés Araya. Calidad de servicio en educación superior a distancia. 2017. 210 f. Tese - Faculdade de Economia. Universidade de Barcelona, Espanha, 2017.

CÉSPEDES, Jensy Campos. Indicadores de calidad en educación virtual. Revista Innovación Educativa, México, v. 11, n. 16, p. 1-19, 2009.

COLINA, Lesbia; UZCÁTEGUI, Suleima. Educación a distancia y TIC: transformación para la innovación en educación superior. Revista Eletrónica de Estudios Telemáticos, Venezuela, v. 8, n. 1, p., 2009.

DIALNET. Universidad de la Rioja. Logroño: La Rioja, 2019.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de; SANTOS, Catarina Almeida. A qualidade da educação: conceitos e definições. (Série Documental: Textos para discussão). INEP: Brasília, DF, v. 24, n. 22, p. 5-34, 2007.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: desafios e perspectivas. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

FAINHOLC, Beatriz. La calidad en la educación a distancia continúa siendo un tema muy complejo. Revista de Educação a Distância, v. 12, p. 1-7, 2004.

GALVÃO, Maria Cristine Barbosa. Fundamentos de epidemiologia. 2. ed. Barueri: Manole, 2010.

GARCIA, Pablo Alexandre Munévar. Análisis del sistema de tutoría virtual de los programas de posgrado en la escuela ciencias de la educación de la universidad nacional abierta y a distancia unad. 2015. 535 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências da Educação. Universidade de Granada, Espanha, 2015.

GIORGETTI, Carlos; BARBA, Lucila Romero; VERA, Marcela. Diseño de un modelo de evaluación de la calidad específico para EaD. RUSC: Universities and Knowledge Society Journal, Barcelona, v. 10, n. 2, p. 54-68, 2013.

GONZÁLEZ, Jaime Ricardo Valenzuela. La evaluación de la calidad en la educación a distancia. Didasc@lia, Cuba, n.3, p. 29-46, 2010.

LEÓN, Yasunari del Valle Ramírez. Adaptación del diseño de unidades didácticas a estilos de aprendizaje en entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje. 2015. 543 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Granada, Espanha, 2015.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Produto 02 - Documento técnico contendo estudo analítico do processo de expansão de EaD ocorrido no período 2002-2012, particularmente no que se refere aos cursos de formação de professores nas IES públicas e privadas. Projeto Conselho Nacional de Educação/UNESCO, 2014.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Conceitos-chave da Pesquisa EaD. Pesquisa Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão, 2020 (Não publicado).

MARCINIAK, Renata. Autoavaliação de programas de educación universitária virtual. 2016. 511 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências da Educação. Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, 2016.

MARCINIAK, Renata; SALLÁN, Joaquín Gairín. Dimensiones de evaluación de calidad de educación virtual: revisión de modelos referentes. RIED: revista iberoamericana de educación a distancia, Espanha, v. 21, n. 1, p. 217-238, 2018.

MARTINEZ, Juan Maniel Goig; COIN, Valentina Gobbo. El derecho fundamental a una educación de calidad. Especial consideración a la educación superior a distancia como estrategia institucional para potenciar la calidad educativa. Revista de Derecho, Espanha, n. 11, p. 387-411, 2012.

MARÚM-ESPINOSA, ELIA. Calidad en el servicio en la educación a distancia. Una perspectiva desde Mexico. RIED: revista iberoamericana de educación a distancia, Espanha, v. 14, n. 2, p. 49-62, 2011.

MEJÍA, José Fernando; LÓPEZ, Diego. Modelo de calidad de e-learning para instituciones de educación superior en Colombia. Formación Universitaria, Chile, v. 9, n. 2, p. 59-72, 2016.

MUÑOZ SANTOS, Juan Ramon. La Gestión integrada: calidad, seguridad y medio ambiente. Navarra: SERFOREM, S.L, 2004.

PICO, Lucía. Calidad y desarrollo em la educación a distancia INNOVA Research Journal, Equador, v. 1, n. 5, p. 1-4, 2016.

REGUERA, José Antonio Pareja de la; PARDINES, Jenifer Maciá; MOLINA, Rocío Serrano. Rasgos fundamentales para que las innovacione en educación sean exitosas. Algunas experiências que corroboram. Etic@net, Espanha, Ano XIII, v. II, n. 13, p. 324-356, 2013.

RIVERA, Judith Jaqueline Maldonado. Modelo de evaluación de la calidad de programas de postgrado a distancia para América Latina e Caribe. 2015. 738 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. UNED, Madrid, 2015.

SEOANE PARDO, Antonio Miguel et al. Tutoring on-line as quality guarantee on elearning based lifelong learning. Definition, modalities, methodology, competences and skills. Virtual Campus. p. 41-55, 2006.

SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Caderno Cedes, Campinas, vol. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009.

VAGARINHO, João Paulo; LLAMAS-NISTAL, Martin. Evaluación de la calidad de los processos del e-learning: uma propuesta con nuevas dimensiones. Tesi, Espanha, v. 14, n. 2, p. 473-489, 2013.

VITALE, Claudio Rama. La despresencialización de la educación superior en América Latina: ¿tema de calidad, de cobertura, de internacionalización o de financiamento? Apertura. Año 7, n. 6, 32-49, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80431