Open Journal Systems

n. 58 - POLÍTICA NACIONAL PARA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO BRASIL E NA ARGENTINA: inventário dos aspectos normativos e práticos

Andréia Vicência Vitor Alves, Magda C. Sarat Oliveira, Mónica Fernández Pais

Resumo


Considerando os ganhos obtidos no aspecto normativo para a Educação Infantil no Brasil e na Argentina principalmente a partir de 1988, neste artigo buscamos apresentar as ações voltadas para esta etapa da educação a partir de 1988, abarcando a normatização educacional e seus programas e ações para a Educação das crianças, a fim de compreender as iniciativas que os governos desses dois países vêm formulando para a política concernente à educação das crianças a partir de então. Apoiamos nossa reflexão em uma pesquisa documental utilizando como fonte as legislações educativas brasileiras e argentinas e constatamos que tanto a Educação Infantil no Brasil como a Educação Inicial como é chamada na Argentina obtiveram avanços de ordem legal na realização de programas e ações. Tais avanços se percebem na ampliação de sua oferta, na conquista da obrigatoriedade desde a pré-escola como forma de promover o seu direito e desenvolvimento integral. No entanto, ambos os países ainda não assumiram a sua responsabilidade com a educação dessas crianças pequenas e muito embora as tenham reconhecido legalmente como sujeitos de direitos, estão distantes de fomentar concretamente tais garantias na efetivação das práticas de atendimento em instituições que atendam toda a demanda existente nos dois países.


Palavras-chave


Educação Infantil, Política Educacional, Direito a Educação, Normatização Educacional Brasileira, Legislação Educacional Argentina

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, I. G.; et al. a BNCC e a regulação da educação infantil: perspectiva crítica. Fórum Nacional Popular de Educação, 2018.

CERISARA, A. B.. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil no Contexto das reformas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 326-345.

KRAMER, S. TOLEDO, L. P. B. de; BARROS, C. Gestão da educação infantil nas políticas municipais. Revista Brasileira de Educação. vol. 19, n.56, p.11-36. 2014.

Pais. M. F. Apuntes en torno a la renovación de la educación inicial a m. F. mediados del siglo XX. Archivos de Ciencias de la Educación, v.9, n.9), p. 1-17, 2015.

SARAT, M. Educación de la infancia: acercamientos entre Brasil y Argentina. Historia de la Educación. Anuario SAHE. vol. 15, n. 2, p. 93-118, 2014.

VITÓRIA, L. Entrevista com Rita Coelho. Debates em Educação, vol. 8, n. 16, p. 1-10, jul./dez. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83252