n. 20 - PIBID NA TRAJETÓRIA DE POLÍTICA PÚBLICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79205

Palavras-chave:

Educação, Políticas Educacionais, Gestão Educacional, Políticas de avaliação da Educação

Resumo

Este estudo analisa a trajetória da política pública do PIBID em relação às continuidades e às descontinuidades desse programa de iniciação à docência, partindo, inicialmente, dos contextos gerais da sua elaboração e das características de execução. A partir disso, a fundamentação teórica da pesquisa é constituída mediante a estrutura histórica do Estado brasileiro, de um sistema controlado de cima, cooptado, com pouca participação da sociedade, mas utilizado com bastante efetividade nas disputas eleitorais para garantir a continuação dos detentores do poder, influenciando as políticas públicas, conforme as carências imediatas governamentais. Logo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, direcionada aos Editais entre 2007 e 2020 da plataforma CAPES. Analisando-se os dados, a principal continuidade ocorreu na consolidação do programa enquanto política de Estado. Todavia, as descontinuidades efetivaram-se com bolsas sem reajustes, que foram progressivamente reduzidas, e incentivou-se a inserção de estudantes sem bolsa. Portanto, o problema da pesquisa objetiva responder qual foi a trajetória da política pública do PIBID em relação às continuidades e às descontinuidades desse programa de iniciação à docência.

Palavras-chave: PIBID, Iniciação à docência, Política pública, Estado.

 

Biografia do Autor

Ântony Vinícius Bartochak, Universidade Feevale

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em inclusão escolar, dança educacional, psicomotricidade, recreação e futsal.  Desempenhou a função de bolsista do Subprojeto da Educação Física do PIBID Feevale. Atualmente é recreador da empresa Recrearse.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Professor e Pesquisador na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas. É Consultor e Avaliador do Ministério da Educação CAPES (desde 2011). É membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da International Political Science Association (IPSA) e da Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP). Atua na área da Ciência Política e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática das Políticas Públicas, da Judicialização da Política, da Cultura Política, da Democracia e do Capital Social.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos (2007). Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

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Publicado

2021-05-16

Como Citar

Bartochak, Ântony V., Santos, E. R., & Sanfelice, G. R. (2021). n. 20 - PIBID NA TRAJETÓRIA DE POLÍTICA PÚBLICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79205

Edição

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Artigos