Open Journal Systems

n. 20 - PIBID NA TRAJETÓRIA DE POLÍTICA PÚBLICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Ântony Vinícius Bartochak, Everton Rodrigo Santos, Gustavo Roese Sanfelice

Resumo


Este estudo analisa a trajetória da política pública do PIBID em relação às continuidades e às descontinuidades desse programa de iniciação à docência, partindo, inicialmente, dos contextos gerais da sua elaboração e das características de execução. A partir disso, a fundamentação teórica da pesquisa é constituída mediante a estrutura histórica do Estado brasileiro, de um sistema controlado de cima, cooptado, com pouca participação da sociedade, mas utilizado com bastante efetividade nas disputas eleitorais para garantir a continuação dos detentores do poder, influenciando as políticas públicas, conforme as carências imediatas governamentais. Logo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, direcionada aos Editais entre 2007 e 2020 da plataforma CAPES. Analisando-se os dados, a principal continuidade ocorreu na consolidação do programa enquanto política de Estado. Todavia, as descontinuidades efetivaram-se com bolsas sem reajustes, que foram progressivamente reduzidas, e incentivou-se a inserção de estudantes sem bolsa. Portanto, o problema da pesquisa objetiva responder qual foi a trajetória da política pública do PIBID em relação às continuidades e às descontinuidades desse programa de iniciação à docência.

Palavras-chave: PIBID, Iniciação à docência, Política pública, Estado.

 


Palavras-chave


Educação; Políticas Educacionais; Gestão Educacional; Políticas de avaliação da Educação

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CAUDURO, Maria Teresa. Pesquisa: a construção de um conhecimento. In: CAUDURO, Maria Teresa (Org.). Investigações em Educação Física e esporte: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004. p. 19-28.

CORNELO, Camila Santos; SCHNECKENBERG, Marisa. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais, Paraná, v. 14, n. 27, jun. 2020.

CORRÊA, Carla Patrícia Quintanilha. 10 anos do Programa de Iniciação à Docência PIBID: a trajetória de uma política educacional brasileira. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 18, p. 215-236, jan. 2018.

DALLA NORA, Daiane; RIBAS, João Francisco Magno. O PIBID enquanto política educacional: repercussões para a formação de professores de Educação Física. Revista Triângulo, Uberaba, v. 11, n. 2, p. 77-90, ago. 2018.

MEDEIROS, Josiane Lopes; PIRES, Luciene Lima de Assis. O Pibid no bojo das políticas educacionais de formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 21, maio/ago. 2014.

NOFFS, Neide de Aquino; RODRIGUES, Regina Célia Cola. A formação docente: PIBID e o estágio curricular supervisionado. Revista e-Curriculum (PUCSP), São Paulo, v. 14, n. 1, p. 357-374, jan./mar. 2016.

PORTELINHA, Angela Maria Silveira; DE NEZ, Egeslaine; BORDIGNON, Luciane Spanhol. Política de formação de professores: reflexões sobre o PIBIB e o programa residência pedagógica. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 9, n. 1, p. 29–42, 2020.

RODRIGUEZ, Margarita Victoria; MALINA, André; MACIEL, Caroline Correia. Formação inicial de professores: contradições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Diálogo Educacional, Mato Grosso do Sul, v. 19, n. 61, p. 755-776, jul. 2019.

SANTOS, Everton Rodrigo. Estado, Políticas Públicas e Democracia no Brasil. In: Gustavo Roese Sanfelice; Patricia Scherer Bassani. (Org.). Diversidade Cultural e Inclusão Social. 1ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2020, p. 46-58.

SCHMIDT, João Pedro. Para estudar políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 56, p. 119-149, set. 2018.

SCHWARTZMAN, Simon. Bases do Autoritarismo Brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79205