n. 24 - GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM DEBATE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79634

Palavras-chave:

Gestão democrática, Conselhos escolares, Escola pública.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada com a finalidade de analisar o papel dos conselhos escolares na implementação da Gestão Democrática no ensino público em escolas da rede estadual do Maranhão. Tem o objetivo de apresentar da percepção dos conselheiros escolares sobre o modelo de gestão adotado pelas escolas que atuam, considerando que o reordenamento normativo estabelecido a partir da Constituição Federal de 1988, a gestão democrática do ensino público é um dos princípios instituídos para nortear as ações desenvolvidas pelos sistemas educacionais e instituições escolares. A pesquisa aborda a atuação dos conselhos escolares em escolas que integram as Unidades Regionais de Educação – URE - São Luís do Maranhão. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa foi a revisão bibliográfica, documental e de campo, utilizando o método qualitativo. Como instrumento de coleta de dados o questionário foi aplicado aos membros dos conselhos escolares. Os resultados apontam que segundo a percepção dos conselheiros, as escolas públicas atuam mediante uma condensação ideológica em relação ao princípio de gestão escolar, nesse sentido reafirma-se a necessidade do fortalecimento das instâncias de participação e democratização da escola pública, criação de mecanismos para que haja participação autônoma e representativa, investimentos na formação dos conselheiros e do fortalecimento dos princípios da gestão democrática no cotidiano das escolas.

 

Biografia do Autor

Alexandre Viana Verde, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE-Ufma).

Francisca das Chagas Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação e do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão

Referências

DAGNINO, E. Construção democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa. In: In: Política & Sociedade, Fpolis: Cidade Futura, n. 5, out. de 2004.

DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: política e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez. 2013.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2006, vol. 4, n. 50.

LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. rev. e ampl.- São Paulo: Heccus Editora, 2013.

MATOS, Sidney Tanaka S. Conceitos primeiros de neoliberalismo. Mediações; v. 13, n.1-2, p. 192-213, jul/dez. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/WINDOWS/Downloads/3314-10993-1-PB.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.

OLIVEIRA, J. B. A. Salários dos professores: relatório apresentado ao CONSEB. Brasília: JM associados, 1997.

PEREIRA, Potyara A, P. “Política social: temas & questões.” Potyara A. P. Pereira. – 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

POWER, S. O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 11-30, 2006.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Organização: João Ferreira de Oliveira, Andrea Barbosa Gouveia e Heleno Araújo [Livro Eletrônico]. – Brasília: ANPAE, 2018.

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, 2015.

VERDE, Alexandre Viana; LIMA, Francisca das Chagas Silva. Planos estaduais de educação da região nordeste: o papel dos conselhos participativos na democratização da educação pública. Revista Cocar, Pará. v.15 n.31/2021 p.1-17. Disponível emfile:///C:/Users/WINDOWS/Downloads/3684-Texto%20do%20Artigo-11947-1-10-20201229%20(1).pdf. Acesso: 11 jan. de 2021.

VERDE, Alexandre Viana. Gestão Democrática da Escola Pública: os desafios dos conselhos escolares da rede estadual de ensino. Monografia (Monografia de Pedagogia) – UFMA. São Luís, p 77. 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Verde, A. V., & Silva Lima, F. das C. (2021). n. 24 - GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM DEBATE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARANHÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79634

Edição

Seção

Artigos