Open Journal Systems

n. 24 - GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM DEBATE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSELHEIROS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARANHÃO

Alexandre Viana Verde, Francisca das Chagas Silva Lima

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa realizada com a finalidade de analisar o papel dos conselhos escolares na implementação da Gestão Democrática no ensino público em escolas da rede estadual do Maranhão. Tem o objetivo de apresentar da percepção dos conselheiros escolares sobre o modelo de gestão adotado pelas escolas que atuam, considerando que o reordenamento normativo estabelecido a partir da Constituição Federal de 1988, a gestão democrática do ensino público é um dos princípios instituídos para nortear as ações desenvolvidas pelos sistemas educacionais e instituições escolares. A pesquisa aborda a atuação dos conselhos escolares em escolas que integram as Unidades Regionais de Educação – URE - São Luís do Maranhão. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa foi a revisão bibliográfica, documental e de campo, utilizando o método qualitativo. Como instrumento de coleta de dados o questionário foi aplicado aos membros dos conselhos escolares. Os resultados apontam que segundo a percepção dos conselheiros, as escolas públicas atuam mediante uma condensação ideológica em relação ao princípio de gestão escolar, nesse sentido reafirma-se a necessidade do fortalecimento das instâncias de participação e democratização da escola pública, criação de mecanismos para que haja participação autônoma e representativa, investimentos na formação dos conselheiros e do fortalecimento dos princípios da gestão democrática no cotidiano das escolas.

 


Palavras-chave


Gestão democrática; Conselhos escolares; Escola pública.

Texto completo:

PDF

Referências


DAGNINO, E. Construção democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa. In: In: Política & Sociedade, Fpolis: Cidade Futura, n. 5, out. de 2004.

DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: política e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez. 2013.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2006, vol. 4, n. 50.

LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. rev. e ampl.- São Paulo: Heccus Editora, 2013.

MATOS, Sidney Tanaka S. Conceitos primeiros de neoliberalismo. Mediações; v. 13, n.1-2, p. 192-213, jul/dez. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/WINDOWS/Downloads/3314-10993-1-PB.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.

OLIVEIRA, J. B. A. Salários dos professores: relatório apresentado ao CONSEB. Brasília: JM associados, 1997.

PEREIRA, Potyara A, P. “Política social: temas & questões.” Potyara A. P. Pereira. – 2. Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

POWER, S. O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 11-30, 2006.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Organização: João Ferreira de Oliveira, Andrea Barbosa Gouveia e Heleno Araújo [Livro Eletrônico]. – Brasília: ANPAE, 2018.

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, 2015.

VERDE, Alexandre Viana; LIMA, Francisca das Chagas Silva. Planos estaduais de educação da região nordeste: o papel dos conselhos participativos na democratização da educação pública. Revista Cocar, Pará. v.15 n.31/2021 p.1-17. Disponível emfile:///C:/Users/WINDOWS/Downloads/3684-Texto%20do%20Artigo-11947-1-10-20201229%20(1).pdf. Acesso: 11 jan. de 2021.

VERDE, Alexandre Viana. Gestão Democrática da Escola Pública: os desafios dos conselhos escolares da rede estadual de ensino. Monografia (Monografia de Pedagogia) – UFMA. São Luís, p 77. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79634