n. 22 - A DESIGUALDADE DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79216

Palavras-chave:

infraestrutura escolar, ensino médio, avaliação educacional

Resumo

O objetivo do artigo é verificar se há alguma relação entre a qualidade da infraestrutura escolar das escolas estaduais do município de São Paulo e a distribuição dos distritos em que as escolas se localizam. A perspectiva do artigo em relação a infraestrutura adotada abrange o conjunto de requisitos materiais e estruturais de cada escola ao acesso e uso pedagógico das pessoas. Os resultados estruturais de cada escola ao acesso e uso pedagógico das pessoas. Os resultados apresentados evidenciaram uma maior desigualdade nas condições de infraestrutura e recursos tecnológicos em escolas localizadas em distritos de baixo nível socioeconômico. Nota-se, assim, uma desigualdade relacionada a questão territorial, social e econômica do município de São Paulo.  As fontes de dados foram constituídas por informações sobre a infraestrutura da escola disponíveis nos questionários escolares da Prova Brasil dos anos de 2013 e 2015.

 

Biografia do Autor

Marilya Mariany Carnaval, Professora de ensino fundamental na Prefeitura Municipal de São Paulo

Doutora (2020) e mestre em Educação (2014), pelo programa de estudos pós graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Possui graduação em Pedagogia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP) (2011). Professora de ensino fundamental I na Prefeitura de São Paulo. Realiza pesquisa nos temas: escola pública, desigualdades educacionais, indicadores educacionais. Tem experiência com os bancos de dados do INEP e estatísticas educacionais. Participa do projeto de pesquisa "Política Educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018), financiada pela Fapesp, com sede na UNIFESP, campus Guarulhos.

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Publicado

2021-05-16

Como Citar

Carnaval, M. M. (2021). n. 22 - A DESIGUALDADE DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79216

Edição

Seção

Artigos