n. 21 - PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA MINIMIZAR AS DESIGUALDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA (2014-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79314

Palavras-chave:

, Equidade, Sistema Municipal de Ensino, Direito à educação, Direito de aprender, Política Pública.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma política de educação prioritária implementada pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba entre os anos de 2014-2016, denominada Projeto Equidade na Educação (PEE), cujo objetivo foi contribuir para a garantir trajetórias mais equânimes entre os estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Enquanto é apresentada tal política, são feitas reflexões sobre equidade, desigualdade educacional e justiça escolar presentes nos escritos de autores como Crahay (2006, 2007, 2013), Dubet (2004) e Érnica et al. (2011). Metodologicamente, optou-se primeiramente por descrever o histórico de construção de tal política e seu arcabouço teórico, em seguida discutindo a metodologia do projeto, as principais ações desenvolvidas nas escolas e resultados alcançados em termos de índices educacionais no município. Conclui-se que o Projeto Equidade na Educação (PEE) observou diferentes contextos e reconheceu singularidades e desafios entre as escolas da RME-Curitiba, revelando tempos e espaços de desigualdades, mas também possibilidades de esperança e transformação social.

Biografia do Autor

Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada I do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar - DEPLAE/SETOR DE EDUCAÇÃO/UFPR. Coordenadora do Curso de Pedagogia (2019/2020). Foi Secretária de Educação do Município de Curitiba (Gestão 2013-2016) e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação (gestão 2013-2016). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (2012). Integrante dos seguintes grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) e Núcleo de Estudos e Pesquisa História, Educação e Modernidade (NEPHEM). Coordenadora do Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola. Coordenadora do Projeto de Pesquisa História dos livros, dos livros escolares e manuais escolares produzidos para subsidiar os processos de formação de professores no Estado do Paraná: 1900-1980.

E-mail: roberlayneroballo@hotmail.com

 

Tirzá Ben-Hur de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Tucuruí

Mestra em Políticas Educacionais (UFPR - 2017). Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV - 2011). Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR - 2007). Graduada em Pedagogia (UFPR - 2013). Graduada em Letras-Português (UFPR - 1997). Professora EBTT IFPA - Campus Tucuruí. Docente do Ensino Superior (Faneesp - 2018 - 2019). Docente no Ensino Fundamental, Médio e EJA (Rede Municipal de Ensino de Curitiba - 2012 - 2019). Revisora, Editora, Coordenadora Editorial (1997 - 2012). Autora de livros didáticos.

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Publicado

2021-05-16

Como Citar

Roballo, R. de O. B., & Almeida, T. B.-H. de. (2021). n. 21 - PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA MINIMIZAR AS DESIGUALDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA (2014-2016). Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79314

Edição

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Artigos