Open Journal Systems

n. 21 - PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA MINIMIZAR AS DESIGUALDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA (2014-2016)

Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Tirzá Ben-Hur de Almeida

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma política de educação prioritária implementada pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba entre os anos de 2014-2016, denominada Projeto Equidade na Educação (PEE), cujo objetivo foi contribuir para a garantir trajetórias mais equânimes entre os estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Enquanto é apresentada tal política, são feitas reflexões sobre equidade, desigualdade educacional e justiça escolar presentes nos escritos de autores como Crahay (2006, 2007, 2013), Dubet (2004) e Érnica et al. (2011). Metodologicamente, optou-se primeiramente por descrever o histórico de construção de tal política e seu arcabouço teórico, em seguida discutindo a metodologia do projeto, as principais ações desenvolvidas nas escolas e resultados alcançados em termos de índices educacionais no município. Conclui-se que o Projeto Equidade na Educação (PEE) observou diferentes contextos e reconheceu singularidades e desafios entre as escolas da RME-Curitiba, revelando tempos e espaços de desigualdades, mas também possibilidades de esperança e transformação social.


Palavras-chave


: Equidade, Sistema Municipal de Ensino, Direito à educação, Direito de aprender, Política Pública.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Ricardo Paes de; FOGUEL, Miguel Nathan; ULYSSEA, Gabriel (Org.) Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente. Brasília: Ipea, 2006. 2 v.: gráfs., tabs. 446 p.

BEN AYED, Choukri. As desigualdades socioespaciais de acesso aos saberes: uma perspectiva de renovação da sociologia das desigualdades escolares? Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 783-803, jul.-set. 2012

CRAHAY, Marcel. Poderá a escola ser justa e eficaz? Da igualdade das oportunidades à igualdade dos conhecimentos. trad. Vasco Farinha. Lisboa: Instituto Piaget, D.L. 2002. - 462 p.; 24 cm. (Horizontes pedagógicos, 92). Tít. orig.: L'ecole peut-elle être juste et efficace? p. 439-458.

CRAHAY, Marcel. É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência? Trad.: Neide Luzia de Rezende. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, jan./abr. 2006.

CRAHAY, Marcel. Qual pedagogia para os alunos em dificuldade escolar? Trad.: Neide Luzia de Rezende. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007.

CRAHAY, Marcel. Como a escola pode ser mais justa e mais eficaz? Trad.: Fernando Santos; revisão técnica: Vanda Mendes Ribeiro. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.3, n.1, p.9-40, jun. 2013.

DUBET, F. O que é uma escola justa? Bordeaux, França. Cadernos de Pesquisa, 2004. v.34, n.123. p.539-555.

ÉRNICA, Mauricio. Desigualdades educacionais no espaço urbano: o caso de Teresina. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.54, pp.523-788. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000300002.

LEE, Valerie. Medidas educacionais: avaliando a eficácia das escolas em termos de excelência e de equidade. In: BONAMINO, Alicia; BESSA, Nícia; FRANCO, Creso. (Org.) A avaliação da educação básica: pesquisa e gestão. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004, p. 65-78.

RIBEIRO, Vanda Mendes. Que princípio de justiça para a educação básica? Cadernos de Pesquisa. v.44 n.154 p.1094-1109 out./dez. 2014.

SAMMONS, Pam. As características-chave das escolas eficazes. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.) Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79314