n. 40 - AS TRANSFORMAÇÕES DO SISTEMA EDUCACIONAL DO CHILE: A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E A PRIVATIZAÇÃO DOS RECURSOS
Resumo
O objetivo central deste texto é mostrar como se desenvolveu o processo de privatização da educação pública no Chile, engendrado desde os tempos do regime militar, período em que foi imposto um programa de reformas políticas de vertente neoliberal, que estabeleceu uma economia de livre mercado, na qual sujeitos privados passaram a intervir na esfera pública. Após a ditadura, as lutas dos movimentos estudantis, aliadas a uma legislação permeada de avanços e retrocessos, são elementos que dão forma ao Sistema Nacional de Educação chileno. A presença do setor privado no direcionamento das políticas públicas e nas parcerias com o Estado passam a ser constantes dentro e fora das escolas. Nesse contexto, de múltiplos sujeitos atuando de diferentes formas, muitos deles dependentes de subsídios estatais, busca-se investigar quem são e como agem, não no sentido de exaurir a pesquisa, mas de tentar encontrar, por meio de alguns exemplos, respostas para os problemas dessa pauta privatizadora. Pretende-se discutir, ainda, sobre a configuração dessa lógica de mercado na educação do Chile que, somada a fatores da economia neoliberal, levou o país a uma crise de âmbito político-democrático, eclodida em 2019, na qual cidadãos chilenos pleiteiam direitos e acesso igualitário a uma educação de qualidade para as diferentes classes sociais.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79391