n. 09 - QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CURSOS DE DIREITO EM ANGOLA: uma análise com base nos Planos de Desenvolvimento Institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566

Palavras-chave:

Qualificação acadêmica e profissional, Docente de Cursos de Direito em Angola, Plano de Desenvolvimento Institucional, Ensino Superior

Resumo

A qualificação do corpo docente é uma das dimensões fundamentais da gestão organizacional das instituições de ensino superior/IES. Este artigo aborda a qualificação acadêmica e profissional docente/QAPD nos cursos de Direito em IES públicas Angolanas, através da análise documental de como esta é integrada em cinco Planos de Desenvolvimento Institucionais/PDI das sete Universidades públicas do País que ministram os referidos cursos. Esta análise, feita com base num instrumento desenvolvido pelos autores, foi precedida da construção de um referencial normativo e teórico, sobre a QAPD de docentes do Ensino Superior em geral, e da área do Direito em particular. Os resultados evidenciam que as referências à QAPD são muito gerais, o que parece remeter os PDI a um procedimento burocrático de regulação. Como implicações do estudo sugere-se que se aprofundem os resultados analisando outros documentos institucionais relacionados à operacionalização dos PDI das Faculdades de Direito

Biografia do Autor

Rangel Assunção Francisco Domingos, Universidade de Aveiro

Vice-Decano da Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Nedemufayo, Angola. Investigadora do Laboratório de Supervisão e Avaliação Lab_SuA do Centro de Pesquisa “Didática e Tecnologia na Educação de Formadores” / CIDTFF do Departamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveiro  e doutorando em Educação pela Universiade de Aveiro, Portugal 

Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes, Universidade Katyavala Bwila

Professora Catedrática da Universidade Katyavala Bwila, Angola é doutorada em Administração Escolar e mestre em Teoria e Desenvolvimento Curricular. É docente há mais de 30 anos. A actuação científica inscreve-se na linha de investigação “Políticas e Práticas de Gestão no Ensino Superior”,

Diana Da Silva Oliveira, Universidade de Aveiro

Investigadora do Laboratório de Supervisão e Avaliação Lab_SuA do Centro de Pesquisa “Didática e Tecnologia na Educação de Formadores” / CIDTFF do Departamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveiro é doutorada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal 

Nilza Maria Vilhena Nunes Costa

Professora Catedrática aposentada da Universidade de Aveiro (Portugal) e investigadora integrada do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” - CIDTFF. Os seus principais interesses de investigação são a Formação de Professores (do ensino secundário ao ensino superior), Avaliação e Avaliação e Desenvolvimento de Pessoal de Professores (do ensino secundário ao ensino superior). Foi coordenadora do CIDTFF entre 2012 e 2016 e coordenadora do Laboratório de Supervisão e Avaliação (Lab_SuA)       

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Publicado

2021-02-26

Como Citar

Domingos, R. A. F., Mendes, M. da C. B. R., Oliveira, D. D. S., & Costa, N. M. V. N. (2021). n. 09 - QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CURSOS DE DIREITO EM ANGOLA: uma análise com base nos Planos de Desenvolvimento Institucionais. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566

Edição

Seção

Artigos