n. 18 - ENTRE DESLOCAMENTOS E SEDIMENTAÇÕES: TRAJETÓRIA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78619

Palavras-chave:

políticas públicas, alimentação escolar, segurança alimentar, institucionalismo histórico, mudança institucional

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as dinâmicas políticas que desencadearam mudanças fundamentais na trajetória institucional da política de alimentação escolar no Brasil, bem como diferenciar as fases que o programa assumiu em sua história e os processos de mudança ocorridos entre elas. Nesse sentido, o esforço dispendido visou identificar os principais determinantes (políticos e econômicos) da institucionalização (processo de formação dos padrões normativos) do PNAE, ressaltando suas especificidades conjunturais quanto aos padrões de intervenção assumidos, sobretudo no tocante às estratégias de financiamento, coordenação interfederativa e definição de fornecedores. Foram identificadas quatro fases marcantes desde os anos 1950, quando o tema adentrou pela primeira vez a agenda federal. As mudanças institucionais ocorridas seguiram uma trajetória incremental, associada a fatores endógenos e exógenos que incidiram sobre sua dinâmica regulatória. O aporte teórico do institucionalismo histórico possibilitou um refinamento do enquadramento analítico dos processos de mudança entre cada uma das fases indicadas.

Biografia do Autor

Sandro Pereira Silva, IPEA

Economista. Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ

Referências

ABREU, K. D. (2014). A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios de pequeno porte. Dissertação (Mestrado) – FGV, São Paulo.

ARRETCHE, M. (2000) Estado federativo e políticas públicas: determinantes da descentralização. Rio de Janeiro: Revan.

BELIK, W.; SOUZA, L. R. (2009). Algumas reflexões sobre os programas de alimentação escolar na América Latina. Revista Planejamento e Políticas Públicas, n.33.

BONDUKI, M. C. (2017). Entre chicotes e cenouras orgânicas: cooperação, coerção e coordenação na implementação das compras da agricultura familiar para o PNAE. Dissertação (Mestrado) – FGV, São Paulo.

COIMBRA, M. S. (1982). Comer e aprender. Belo Horizonte: Inae/MEC.

COSTA, J. N. (2013). Política de alimentação escolar. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília.

DELGADO, G. C. (1985) Capital financeiro e agricultura no Brasil. São Paulo: Ícone.

HALL, P. A.; SOSKICE, D. (2001). Varieties of capitalism. Oxford: Oxford University Press.

HODGSON, G. (2006). What are Institutions? Journal of Economic Issues, v.40, n.1.

MAHONEY, J.; THELEN, K. (2010). Explaining institutional change. Cambridge Press University.

MENICUCCI, T. M. G. Ruptura e continuidade: o caso da política de saúde. Revista Locus, v.15, n.2, 2009.

NOGUEIRA, R. M. (2005). O Programa Nacional de Alimentação Escolar como uma Política Pública: o caso de Campinas/SP. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP.

NORTH, D. (1990). Institutions, institutional change, and economic performance. New York: Cambridge University Press.

PEIXINHO, A. M. (2011). Um resgate histórico do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

PELIANO, A. M. (2001). A assistência alimentar nas políticas governamentais. Revista de Política Agrícola, n.1.

PIERSON, P. (2015). Retornos crescentes, dependência da trajetória e o estudo da política. Revista Ideias, v.6, n.2.

SILVA, S. P. (2014a). A trajetória histórica da segurança alimentar e nutricional na agenda política nacional. (Texto para discussão, n.1953). Brasília: Ipea.

SILVA, S. P. (2014b). Mediação social e incidência territorial de políticas públicas de desenvolvimento rural no Médio Jequitinhonha/MG. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v.19.

SILVA, S. P. (2016). Agricultura familiar e território. Revista Campo Território, v.11.

SILVA, S. P. (2017). Dimensões da deliberação participativa em conselhos de políticas públicas: o Consea na visão de seus conselheiros. Revista de Ciências Humanas, v.17, n.1.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Silva, S. P. (2021). n. 18 - ENTRE DESLOCAMENTOS E SEDIMENTAÇÕES: TRAJETÓRIA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78619

Edição

Seção

Artigos