n. 51 - O ADOECIMENTO DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.81641Palavras-chave:
Saúde e Adoecimento docente, Rede Municipal de Educação de São Paulo, Condições de trabalho docente, Absenteísmo docenteResumo
Este artigo discute o adoecimento docente na Rede Pública Municipal de São Paulo, por meio de revisão bibliográfica, de dados quantitativos disponibilizados publicamente no portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME- SP) e de consultas feitas no sistema e-sic ligado ao Portal da Transparência, inserindo-o no âmbito de estudos sobre o fenômeno em diversas partes do Brasil e do mundo. Discute a amplitude deste fenômeno na rede em questão, suas possíveis causas e consequências, assim como o tratamento atual deste problema pela SME-SP.
Referências
ALVES, Izabel de Lima. A saúde do professor da rede municipal de São Paulo: trabalho e meio ambiente. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
ANDRADE, Maria José Silva.. Saúde, professor/a!: do perfil do adoecimento docente à prática pedagógica. 2007. 223p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 01/12/2007.
CABRAL, Talitha Estevam Moreira. O processo de adoecimento do magistério público primário no início do século XX: indícios do mal estar docente nos grupos escolares mineiros (1906-1930). 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 28/05/2014.
CARVALHO, Ana Carolina da Costa. Trabalho docente a adoecimento de professores do ensino fundamental em um município da zona da mata mineira. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 24/09/2014.
CAMARGO, Rubens Barbosa de. MINHOTO, Maria Angélica Pedra. JACOMINI, Márcia Aparecida. Carreira e remuneração do magistério no município de São Paulo: análise legislativa em perspectiva histórica. In: Educação & Sociedade 35, no 126 (março de 2014): 215–35.
COROCHER, Maisa da Silva. Programa de Acompanhamento psicossocial dos Servidores da Educação (PAPSE) da SEDUC/AM: os desafios acerca do adoecimento docente. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 21/12/2017.
COUTO, Andrea lobato. Adoecimento de docentes na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pará, Belém, 31/01/2018.
DIAS, Cristina Damm Forattini. Estranhamento como nexo causal do adoecimento docente na Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 172 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 14/12/2017.
FERNANDES, Luciete Valota. O processo grupal como resistência ao sofrimento e ao adoecimento docente: um estudo à luz da perspectiva histórico-dialética. Tese (Doutorado em Psicologia) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
FROTA, Dlane Lima. Saúde do professor: um estudo sobre o adoecimento no trabalho a partir do olhar docente. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 24/06/2019.
GERMANO, Willian. Educação tem 62 afastamentos por transtornos mentais ao dia. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 de junho de 2019. São Paulo Agora. Disponível em: https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2019/06/educacao-tem-62-afastamentos-por-transtorno-mental-ao-dia.shtml#:~:text=Estresse%2C%20depress%C3%A3o%2C%20ansiedade%20e%20s%C3%ADndrome,Lei%20de%20Acesso%20%C3%A0%20Informa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 25 de out. 2020.
GOMES, Heloisa Silva de Oliveira. Vale o Quanto Pesa? A Biopolítica na Seleção de Professor da Rede Pública. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 03/07/2019.
GOUVEA, Leda Aparecida Vanelli Nabuco de. Saúde como Direito Social na pauta Sindical de Professores da Rede Básica de Ensino. 2015. 344 f. Tese (Doutorado em Políticas públicas e Formação Humana). Universidade do estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 14/09/2015.
GROBA, Leandro Santos. Pesquisa-ação no espaço escolar: o que é ser professor(a) de uma escola municipal dentro de uma comunidade do Rio de Janeiro? 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). Universidade do estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 10/01/2018.
LIMA, Marcia leão de. Biografemática e Esquizoanálize: procedimentos de escrita de uma vida docente. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Pelotas, 27/02/2015.
MACAIA, Amanda Aparecida Silva. Excluídos no trabalho? Análise sobre o processo de afastamento por transtornos mentais e comportamentais e retorno ao trabalho de professores da rede pública municipal de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
MANFRÉ, Ademir H. O mal-estar docente e os limites da experiência no tempo presente: uma leitura frankfurtiana. 2014. Tese (Doutorado em educação). Universidade de São Paulo, Presidente Prudente. 2014.
MARCELINO, Ana Lucia Gonçalves. Adoecimento docente: narrativas do trabalho em busca do “que viver”. 2011. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade federal do Rio Grande do Sul, PORTO ALEGRE, 01/09/2011.
MASLACH, Christina. JACKSON, Suzan. The Measurement of Experienced Burnout. Journal of Occupational Behavior, 1981.
MENDES, Maria Luiza Maciel. Tradução do fracasso: Burnout em professores do Recife. 2015. 139 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade federal de Pernambuco, Recife, 24/07/2015.
MENEZES, Dielle. Mec divulga reajuste do piso salarial de professores da Educação Básica para 2020. Portal do MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/12-acoes-programas-e-projetos-637152388/84481-mec-divulga-reajuste-do-piso-salarial-de-professores-da-educacao-basica-para-2020. Acesso em:23 de mai. 2021.
NERIS, Marco Antonio da Luz. Representações sociais da identidade de docente readaptado no magistério do Distrito Federal. 2018. 133 f. Tese (Doutorado em Psicologia), universidade Católica de Brasília, Brasília, 06/07/2018.
OLIVEIRA, Mariana Esteves de. “Professor, você trabalha ou só dá aula?”: O fazer-se docente entre História, Trabalho e Precarização na SEE_SP. 2016. 266f. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 26/04/2016.
OZOLIO, Leandro Fernando Andrade. Adoecimento funcional docente na rede municipal de educação de Belo Horizonte: estudo de caso da regional Pampulha. 2015. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 26/08/2015.
PERUCHI, Viviani Souza. Condições de trabalho docente na perspectiva de professores do Município de São Paulo. 2017. 65 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
REIS, Juliana Christina de Souza. Impactos das políticas públicas educacionais mineiras, no período de 2003 a 2014, sobre a saúde do professor da rede estadual de Uberaba. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 23/02/2017.
SACCO, Ricardo Dias. Para uma Etiologia da Renúncia ao Professar: alguns apanhados da Corte ao Neoliberalismo no Brasil. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
SANTOS, Maria Lucivania Souza dos. Políticas de avaliação educacional no estado de Pernambuco: contra números, há argumentos! 2016. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 31/03/2016.
SANTOS, Neide Sant’Anna Moura dos. 2005. Quando os dados oficiais revelam condições de trabalho: análise dos agravos à saúde de professores das escolas públicas do Município de São Paulo. Tese (Mestrado em Saúde Pública). Faculdade de Saúde Pública da USP. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
SILVA, Jefferson Peixoto da Silva. Quando o trabalho invade a vida: um estudo sobre a relação trabalho, vida pessoal cotidiana e saúde de professores do ensino regular e integral de São Paulo. 2018. 522 f. Tese (Doutorado em Ciências). Faculdade de Saúde Pública: Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SILVA, Livia Machado da. Medicalização e síndrome de Burnout: um olhar sobre o adoecimento docente. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 12/07/2017.
SINESP. Retratos da Rede. Jornalista responsável José Bergamini. Edição nº11/2019. São Paulo, SINESP, 2019. Disponível em: https://www.sinesp.org.br/quem-somos/publicacoes/category/4-retratos-da-rede - acesso em 07 jun 2021.
TUPINAMBA, Maria Rita Britto. Os sentidos produzidos nas práticas dos professores na escola pública – Montes Claros – MG. 2018 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) Universidade estadual de Montes Claros, Montes Claros. 11/07/2018.
XAVIER, Adão Aparecido. Violência estrutural no trabalho docente. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) Teoria e Prática de Ensino Instituição de Ensino: Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
ZAFALAO, João Luis Dias. Professoras e professores: políticas públicas de trabalho e emprego no estado de São Paulo (2007- 2018) e seus reflexos no adoecimento. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.