n. 19 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO DA CIDADE: ALINHAMENTO TOTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78850

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Políticas públicas, Base Nacional Comum Curricular, Currículo da Cidade

Resumo

O artigo em questão analisa o documento curricular do município de São Paulo, denominado Currículo da Cidade e compara-o com a Base Nacional Comum Curricular. O método empreendido foi a análise de discurso em sua perspectiva foucaultiana. Assim, as análises indicam que os discursos dos documentos estão absolutamente alinhados, quando não, iguais. Os textos compartilham da mesma concepção de Educação Física, aprendizagem, conhecimento e desenvolvimento humano. Além disso, os documentos são produzidos no mesmo contexto social, ambos contaram com pouca participação efetiva dos professores e ilustram uma concepção de Educação Física tecnicista e acrítica. 

Biografia do Autor

Pedro Xavier Russo Bonetto, Universidade de São Paulo Faculdade Flamingo

Doutorando em Educação na temática Educação e Ciências Sociais: Diferenças e Desigualdades (FE-USP). Professor da rede municipal de São Paulo e da Faculdade Flamingo nos cursos de Pedagogia e licenciatura em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar da FE-USP.

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

Bonetto, P. X. R. (2021). n. 19 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO DA CIDADE: ALINHAMENTO TOTAL. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78850

Edição

Seção

Artigos