n. 07 - PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA E A REALIDADE BRASIL/PARAGUAI: UMA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL PARA A FRONTEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.74213

Palavras-chave:

Educação de fronteira, Integração regional, Política educacional.

Resumo

O presente artigo objetiva compreender o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) como uma política para a integração regional do Mercosul a partir da realidade de Brasil e Paraguai no período de 2012 à 2015. Para tanto, mediante abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e em campo. As fontes documentais consistiram nos Planos de Ação instituídos pelo SEM e as produções normativas que regulamentaram o PEIF.  Para a coleta de dados em campo, optou-se por realizar entrevistas semi-estruturadas com os ex-coordenadores do PEIF no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).  Os resultados apontam duas perspectivas, de um lado o PEIF foi um programa singular ao considerar na sua proposta um olhar específico para as características de escolas que estão situadas em região fronteiriças a partir de um processo formativo sistematizado e periódico, de outro, a intenção em se consolidar enquanto uma política supranacional de integração regional não se materializou.

Biografia do Autor

Mara Lucineia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFGD)

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Ponta Porã.

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Administração Pública em rede (PROFIAP) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2021-02-26

Como Citar

Bueno, M. L. M. C., & Souza, K. R. (2021). n. 07 - PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA E A REALIDADE BRASIL/PARAGUAI: UMA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL PARA A FRONTEIRA. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.74213

Edição

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Artigos