n. 25 - TEORIA E PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PNE 2014-2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742

Palavras-chave:

Auditoria, Desempenho, Monitoramento, Plano de Educação.

Resumo

O Plano Nacional de Educação norteia o sistema educacional e como tal deve ter seu desempenho conhecido e avaliado, aspecto fundamental em um Estado democrático. Este artigo aborda o gerenciamento do PNE 2014-2024, quanto a estrutura e procedimentos adotados para seu monitoramento e aferimento de desempenho. A partir de uma abordagem qualitativa, revisa a literatura sobre o tema e analisa os relatórios de monitoramento do PNE 2014-2024. Apresenta a auditoria de capacidade de gerenciamento de desempenho proposta por Barzelay (2002), como estratégia para melhor conhecer a real capacidade de se aferir o desempenho frente às metas propostas no plano.

Biografia do Autor

Mirza R. A. Laranja, Pontifícia Universidade Católoca de São paulo

Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019 - ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1993), Pós-Graduação (lato-sensu) em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA SP (2005-2006) e mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas SP (2012). Foi Diretora Escolar e Gestora em instituições privadas de Ensino. Como consultora, desenvolveu e avaliou projetos de investimento social e coordenou a implantação do BISC - Benchmarking de Investimento Social Corporativo. Criou e implementou processos de formação de lideranças corporativas, sociais e gestores públicos. Coordenou a Unidade Cultura Empreendedora Sebrae-SP, o Núcleo de Empreendedorismo Sebrae-SP e atuou na implementação da Escola Superior de Empreendedorismo, da qual foi membro do Núcleo Docente Estruturante. Atualmente, desenvove projetos em políticas públicas, especialmente na área de educação; é membro da Equipe Editorial Executiva da Revista Ponto e Vírgula do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Adolescências, Juventudes e Políticas Públicas", sob coordenação da Profa. Dra. Rita de Cássia Alves Oliveira - Ciências Sociais, PUC-SP.

Referências

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Publicado

2021-06-16

Como Citar

Laranja, M. R. A. (2021). n. 25 - TEORIA E PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PNE 2014-2024. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742

Edição

Seção

Artigos