n. 25 - TEORIA E PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PNE 2014-2024

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742

Palabras clave:

Auditoria, Desempenho, Monitoramento, Plano de Educação.

Resumen

O Plano Nacional de Educação norteia o sistema educacional e como tal deve ter seu desempenho conhecido e avaliado, aspecto fundamental em um Estado democrático. Este artigo aborda o gerenciamento do PNE 2014-2024, quanto a estrutura e procedimentos adotados para seu monitoramento e aferimento de desempenho. A partir de uma abordagem qualitativa, revisa a literatura sobre o tema e analisa os relatórios de monitoramento do PNE 2014-2024. Apresenta a auditoria de capacidade de gerenciamento de desempenho proposta por Barzelay (2002), como estratégia para melhor conhecer a real capacidade de se aferir o desempenho frente às metas propostas no plano.

Biografía del autor/a

Mirza R. A. Laranja, Pontifícia Universidade Católoca de São paulo

Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019 - ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1993), Pós-Graduação (lato-sensu) em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA SP (2005-2006) e mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas SP (2012). Foi Diretora Escolar e Gestora em instituições privadas de Ensino. Como consultora, desenvolveu e avaliou projetos de investimento social e coordenou a implantação do BISC - Benchmarking de Investimento Social Corporativo. Criou e implementou processos de formação de lideranças corporativas, sociais e gestores públicos. Coordenou a Unidade Cultura Empreendedora Sebrae-SP, o Núcleo de Empreendedorismo Sebrae-SP e atuou na implementação da Escola Superior de Empreendedorismo, da qual foi membro do Núcleo Docente Estruturante. Atualmente, desenvove projetos em políticas públicas, especialmente na área de educação; é membro da Equipe Editorial Executiva da Revista Ponto e Vírgula do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Adolescências, Juventudes e Políticas Públicas", sob coordenação da Profa. Dra. Rita de Cássia Alves Oliveira - Ciências Sociais, PUC-SP.

Citas

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Publicado

2021-06-16

Cómo citar

Laranja, M. R. A. (2021). n. 25 - TEORIA E PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PNE 2014-2024. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79742

Número

Sección

Artigos