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n. 04 - POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: NOTAS SOBRE A PERCEPÇÃO DAS FAMÍLIAS

Vania Carvalho de Araújo, Franceila Auer, Rennati Taquini

Resumo


Este artigo expõe parte dos resultados de um estudo exploratório realizado com 86 famílias de dez municípios do estado do Espírito Santo, cujos filhos encontravam-se matriculados em 20 instituições de educação infantil em tempo integral. Tem por objetivo discorrer sobre as percepções das famílias em relação à educação infantil em tempo integral. Utiliza o software NVivo como ferramenta auxiliar na organização e análise dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas feitas com as famílias. Os resultados apontam que o trabalho extradomiciliar da mãe se impõe como a principal motivação para a matrícula dos seus filhos no tempo integral. Além disso, há grande expectativa acerca das rotinas de cuidado na instituição. Conclui-se que perdura na educação infantil em tempo integral uma complexa relação entre o direito à educação das crianças e as necessidades das famílias trabalhadoras de classes socioeconomicamente desfavorecidas.

Palavras-chave


Políticas Educacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77885