n. 64 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83188

Palavras-chave:

Formação docente, Professores dos anos iniciais, Política de formação de professores, Educação no Mercosul.

Resumo

O trabalho em tela deriva da pesquisa em rede denominada “A educação básica em países da América Latina”, que se dedica à investigação de diferentes políticas educacionais desenvolvidas em diversos países, com foco nos membros do Mercosul. O recorte aqui proposto se debruça sobre a formação de professores para os anos iniciais de escolarização, tendo como lócus de investigação três países fronteiriços: Argentina, Brasil e Paraguai. Com uma abordagem qualitativa, a investigação tem na pesquisa documental sua principal fonte de dados, analisada em diálogo com a produção da área sobre a temática. Consideram-se as similaridades históricas entre os países analisados, decorrentes de sua formação colonial e de sua inserção no mercado internacional em caráter periférico. A investigação parte do questionamento sobre os modelos formativos dos professores dos anos iniciais de escolarização, obrigatória nos três países. Constata-se nas últimas décadas um avanço das políticas neoliberais sobre as políticas educacionais, seja na América Latina ou em países centrais. No caso da formação docente, observa-se que permanecem nestes países características próximas, com escolaridade obrigatória para além dos anos iniciais de escolarização e a definição de variadas possibilidades para a formação dos professores dos anos iniciais de escolarização com crescente presença de entes privados para esta oferta.

Biografia do Autor

Fabio Perboni, PPGEDU - UFGD

Realizou estágio pós doutoral na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) (2020) Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Presidente Prudente (2016), Mestrado em História pela UNESP/Franca (1999), e graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos / UFSCar (2011) e em História pela UNESP/Franca (1996). Atuou como docente na Educação básica no Ensino Médio e Fundamental por 14 anos. Atualmente está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED / UFGD e ao programa de pós graduação da mesma instituição. Atualmente ocupa a função de coordenador do GT 05 da ANPED / CO - Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Região Centro Oeste (2019-2022) e de vice coordenador estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE-MS) (2021-2022). È editor da Horizontes-Revista de Educação (2018-2021). Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE - UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF - UEMS). Tem experiência em pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase principalmente nas seguintes temáticas: Gestão Educacional, Avaliação Educacional, Formação de Professores e Educação Integral.

Alessandra Fonseca Farias, UFGD - Doutoranda

Licenciada em Pedagogia (2012), Especialista em Gestão Educacional (2015) e Mestra em Educação (2016) pela FCT UNESP. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFGD e do MBA em Gestão Escolar pela USP Esalq. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.

Isadora de Souza Nogueira, UFGD - Graduanda em Pedagogia

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD (2016), com um semestre realizado na Universidad de Leon- Espanha (2013). Discente do curso de Pedagogia pela UFGD, bolsista do programa de Iniciação Cientifica pela UFGD. Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Perboni, F., Farias, A. F., & Nogueira, I. de S. (2021). n. 64 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83188

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Básica na América Latina