N. 31 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: EXPANSÃO E MERCADORIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79930

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação a Distância, Formação Docente, Mercadoria.

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/1996 reforça a necessidade da formação em nível superior para os docentes da educação básica, o que suscitou a elaboração de políticas públicas que auxiliem no cumprimento dessa demanda. A modalidade de Educação a Distância (EaD) ganha destaque como meio para atender às exigências da legislação. Os dados do Censo do ensino superior vêm apresentando a ascensão da modalidade, particularmente, nos cursos de licenciatura, com destaque ao Curso de Pedagogia, o que vem permitindo uma aproximação da educação superior ao status de mercadoria. Sendo assim, o objetivo desse estudo é discutir os dados relativos à expansão da EaD, particularmente nos cursos de formação docente no Brasil e região do Sudoeste paranaense, evidenciando as articulações da modalidade com o processo de mercadorização do ensino superior. Os procedimentos metodológicos seguem a pesquisa bibliográfica e análise de dados disponíveis no Censo do Ensino Superior e em plataformas oficiais. Os resultados apontam as contradições presentes em uma modalidade que se pauta nas demandas da era da informação e da comunicação e de um cenário socioeconômico que unifica a formação humana a pressupostos mercadológicos, além de alertar sobre a necessidade de análise dos dados acerca da EaD.

Biografia do Autor

Andrews Alves Almeron, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná.

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Pedagogia pela Unioeste, campus de Francisco Beltrão. Membro do grupo de pesquisa Ensino Superior, Trabalho e Formação Docente (GESFORT).

Ângela Maria Silveira Portelinha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná.

Possui graduação em Pedagogia e especialização em séries iniciais pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), mestrado em Educação pela Universidade do Contestado (UNC) em convênio com UNICAMP. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) linha de pesquisa, Universidade: teoria e prática. Atuou como professor nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação Especial. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. (UNIOESTE), curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado, linha de pesquisa "Cultura, processos educativos e formação de professores". Líder do grupo de pesquisa "Educação Superior, Formação e Trabalho docente" (GESFORT). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.(ANPED) e da Associação Nacional pela formação dos profissionais da educação (ANFOPE). Desenvolve atividades de ensino , pesquisa e extensão voltadas as seguintes temáticas: formação de professores, Educação Superior e processos formativos, organização do trabalho pedagógico, estágio supervisionado e trabalho docente.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Almeron, A. A., & Portelinha, Ângela M. S. (2021). N. 31 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: EXPANSÃO E MERCADORIZAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79930

Edição

Seção

Artigos