n. 44 - AS LUTAS DOS PROFESSORES PARANAENSES ENTRE OS ANOS DE 1988 A 2015 POR CONDIÇÕES DE TRABALHO: CONFLITOS E CONSENSOS, REPRESSÕES E RESISTÊNCIAS

Autores

  • Rodrigo Diego de Souza Universidade de Brasília Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. http://orcid.org/0000-0002-4157-6116

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80487

Palavras-chave:

Políticas Públicas em Educação, Valorização do Professor, Trabalho e Educação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo contextualizar histórica e politicamente as lutas dos professores do Paraná, entre os anos de 1988 a 2015, por condições de trabalho, e compõe uma pesquisa sobre o Trabalho e a Formação dos Professores de Biologia no Estado do Paraná. Os dados são oriundos da pesquisa documental e em registros fotográficos de jornais, foram analisados qualitativamente a partir do método do Materialismo Histórico e Dialético. Constatou-se que, nas fotografias que remetem a 27 anos de lutas docentes, as contradições que permeiam a realidade são construídas historicamente e cumprem a função de naturalizar e formar um consenso na população, que mascara a irresponsabilidade do Estado e culpabiliza os professores nas lutas políticas por melhores condições de trabalho.

Biografia do Autor

Rodrigo Diego de Souza, Universidade de Brasília Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Professor Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (PPGEMP) e na Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3558249523066411). Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), Licenciado em Filosofia e Licenciado em Biologia. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Membro titular do Conselho de Representantes (CR) da Associação de Docentes da Universidade de Brasília, seção sindical do Andes-SN, no período 2020-2022. Tem experiência docente na Educação Básica no Ensino Fundamental, Médio, e Educação de Jovens e Adultos. Na Educação Superior atua nas áreas de Fundamentos e Políticas da Educação e na Educação em Ciências e Biologia. Tem se dedicado a pesquisas sobre os Fundamentos Filosóficos e Políticos da Educação e suas interfaces com o Ensino de Ciências de Biologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4157-6116 Contato: professor.rodrigosouza@gmail.com

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

Souza, R. D. de. (2021). n. 44 - AS LUTAS DOS PROFESSORES PARANAENSES ENTRE OS ANOS DE 1988 A 2015 POR CONDIÇÕES DE TRABALHO: CONFLITOS E CONSENSOS, REPRESSÕES E RESISTÊNCIAS. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80487

Edição

Seção

Artigos