A valorização dos professores em municípios do Paraná: análise dos planos de carreira

Autores

  • Janaina Silvana Sobzinski Moretti Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gisele Masson Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.44106

Palavras-chave:

Políticas educacionais, valorização de professores, Piso Salarial Profissional Nacional, planos de carreira.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de pesquisa sobre os planos de carreira dos professores da rede municipal de ensino dos cinco municípios de maior IDHM e dos cinco de menor IDHM doParaná. Buscou-se analisar se esses municípiosestão de acordo com a legislação, quanto ao estabelecimento de planos de carreira e ao pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, bem como as suas implicações na valorização dos professores. O referencial teórico marxista foi utilizado para fundamentar a análise dos dados e, a partir do estudo, é possível afirmar que os municípios bem desenvolvidos socioeconomicamente apresentam melhor remuneração dos professores. Todavia, a valorização desses profissionais ainda está longe de acontecerporque os municípios apresentam baixos coeficientes de progressão ao longo da carreira e, levam-se muitos anos para se atingir o topo dela. Foi possível evidenciar, também, que nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano, há menor atratividade pelo fato de que os professores têm uma remuneração menor. Considera-se, portanto, preocupante a situação da valorização dos professores no estado do Paraná, pois os dados, mesmo que parciais, indicam o descumprimento da Lei do Piso em alguns municípios, assim como o fato de que muitos planos de carreira são pouco atrativos.

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Publicado

2016-05-18

Como Citar

Moretti, J. S. S., & Masson, G. (2016). A valorização dos professores em municípios do Paraná: análise dos planos de carreira. Jornal De Políticas Educacionais, 9(17/18). https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.44106

Edição

Seção

Artigos