n. 12 - PROGRESSÃO CONTINUADA NO BLOCO PEDAGÓGICO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77581

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Gestão Escolar, Progressão Continuada, Bloco Pedagógico

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa de mestrado profissional em Políticas públicas e Gestão Educacional da UFSM realizada entre os anos de 2016 a 2018, cujo propósito foi analisar as demandas da gestão escolar e os desafios acerca da implementação do regime de progressão continuada no bloco pedagógico do ensino fundamental de uma instituição da rede municipal de Santa Maria-RS. Os processos metodológicos estão embasados na abordagem qualitativa e a metodologia adotada é o estudo de caso. A análise documental teve como base, a legislação de ordem nacional e municipal, bem como documentos oficiais da escola. A construção dos dados ancorou-se nas entrevistas despadronizadas com gestores e professores da escola alvo da pesquisa e na observação participante. Para a análise de dados considerou-se a triangulação dos dados e a análise de conteúdo. Como produto final dessa pesquisa de Mestrado Profissional foi elaborado compartilhadamente o Plano de Gestão Escolar do Bloco Pedagógico no viés do planejamento estratégico. Os estudos apontam que a formação continuada representa a possibilidade de auxiliar na interpretação da progressão continuada no bloco pedagógico. A compreensão da dinâmica da proposta dessa política representa um instrumento de resistência e apoderamento para reivindicar condições adequadas ao funcionamento que promove o sucesso e a permanência dos(as) alunos (as) na escola, para tanto, a gestão escolar pautada na ação participativa e democrática conduz o êxito do ato pedagógico.

Biografia do Autor

Katia Rezende Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba por meio do Grupo Educacional Uninter de Santa Maria-RS. Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena/Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFGRS. Trabalhou como Professora Alfabetizadora do terceiro ano do Ensino Fundamental e também atuou como Coordenadora Pedagógica do Programa Mais Educação numa escola da rede municipal de Santa Maria-RS. Atuou como Coordenadora pedagógica dos Anos Inciais de uma instituição de ensino municipal de Santa Maria-RS. Atuou como tutora à distância do Curso de Pedagogia da UAB/UFSM. Atualmente está atuando como vice-diretora de uma escola do município de Santa Maria.

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas, gestão da escola básica e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações nos processos de gestão educacional e formação de professores. Participante do Grupos de Pesquisa ELOS/GESTAR/UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior 

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Rodrigues, K. R., & Lunardi, E. M. (2021). n. 12 - PROGRESSÃO CONTINUADA NO BLOCO PEDAGÓGICO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA-RS. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77581

Edição

Seção

Artigos