n. 08 - INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: DESDOBRAMENTOS SOBRE A MISSÃO DO ENSINO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77872

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Diretrizes Internacionais, História das Reformas Educacionais do Brasil

Resumo

Apresenta uma análise das influências de diretrizes internacionais na história das reformas educacionais brasileiras, sobretudo a partir de 1990, momento considerado divisor de águas na inserção de forças neoliberais sobre diversos cenários brasileiros. O aporte teórico-metodológico parte da perspectiva bakhtiniana de signo ideológico como caminho para evidenciar realidades sobre as quais as reformas educacionais investigadas se fundamentam. Realiza assim, uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, que buscou dialogar com artigos e dissertações para analisar como diretrizes provenientes de conferências e/ou fóruns mundiais de educação vem, historicamente, repercutindo na elaboração de planos e/ou de leis responsáveis por importantes reformas educacionais no Brasil, com propósito de destacar principais marcos da internacionalização; identificar instituições internacionais que se destacam, suas motivações e interesses; e compreender como a internacionalização da educação reverbera na qualidade e na missão do ensino escolar brasileiro. Observa-se, por fim, um esvaziamento do potencial transformativo das políticas públicas, da essência pedagógica da escola, para atuar em causas de alívio social, comprometendo avanços sobre os índices de reprovação, sobre o baixo desempenho dos alunos, refletindo, por vezes, no fracasso escolar e na exclusão social.

Biografia do Autor

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pela USP. Professora Adjunta da Ufes / Centro de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufes). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, vinculado ao CNPq. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales).

Patrícia Veronesi Batista, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestranda em Educação, bacharel em Biblioteconomia, licenciada em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa e especialista em Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores (toda formação pela Ufes).

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Publicado

2021-02-26

Como Citar

Schwartz, C. M., & Batista, P. V. (2021). n. 08 - INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: DESDOBRAMENTOS SOBRE A MISSÃO DO ENSINO ESCOLAR. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77872

Edição

Seção

Artigos