n. 01 - A GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA CAPITAL ALAGOANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77531

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Pandemia. Escola Pública.

Resumo

A escola, como dimensão necessária para as mudanças sociais, tornou-se um ambiente isolado e sem movimento em tempos de pandemia. O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de organização escolar e os desafios na atuação dos diretores escolares da rede pública municipal de Maceió no contexto do isolamento social, ocasionado pelo novo coronavírus (COVID-19). O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, tendo, como técnica, a pesquisa exploratória. Utilizou-se a aplicação de questionários on-line como instrumentos de coleta. A análise dos dados deu-se a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que os gestores escolares estão desenvolvendo diferentes atividades, mediadas pelas tecnologias e pelas plataformas digitais, contribuindo para a condução das propostas educacionais em uma construção coletiva e democrática, tendo, como ponto de partida, a valorização pela vida e a preocupação com o bem-estar dos envolvidos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió-Alagoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação. Professor da rede pública municipal de Maceió. Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Eva Pauliana da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação. Professora da rede pública municipal de Maceió e do curso de Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU. Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL/CNPq).

Referências

ALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de covid-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 1-18, Set./Dez. 2020. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282/pdf>, acesso em 19 de set. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

CARVALHO, Cícero Péricles. A economia. In: MENDONÇA, Carlos Alberto; AMORIM, Luis (Orgs). Maceió duzentos anos. Maceió: Instituto Arnon de Mello, 2015.

COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 22 de abril de 2020. Disponível em: <http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf>, acesso em 10 de maio de 2020.

GUIZZO, Bianca Salazar; MARCELLO, Fabiana de Amorim; MÜLLER, Fernanda. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, p. 1-18, 2020.Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v46/1517-9702-ep-46-e238077.pdf>, acesso em 20 de set. de 2020.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARIN, Alda Junqueiro. Em busca da compreensão sobre a escola. In: BUENO, José Geraldo Silveira; MUNAKATA, Kazumi; CHIOZZINI, Daniel Ferraz (Org.). A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades. Araraquara, SP; Junqueira&Marin, 2014.

PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional, Recife, v.11, n. 1, p. 20-31, jan./jun2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/246089/36575>, acesso em 19 de set. 2020.

SANTANA, Camila. Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p.42-62, Set./Dez. 2020 Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10308/pdf>, acesso em 19 de set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Silva, G. da, Silva, A. V. da, & Gomes, E. P. da S. (2021). n. 01 - A GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA CAPITAL ALAGOANA. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77531

Edição

Seção

Artigos