n. 06 - PANORAMA DOS GRUPOS DE PESQUISA DE POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79217

Palavras-chave:

Grupos de pesquisa, Política Educacional, Habitus científicoF

Resumo

Este artigo apresenta um panorama dos grupos de pesquisa de Política Educacional no Brasil, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGPB/CNPq). A partir da teoria de Bourdieu, argumenta-se que a participação em um grupo de pesquisa é essencial na aquisição do habitus científico. O texto explora as principais características dos 275 grupos de pesquisa de Política Educacional e expõe algumas implicações práticas, tais como a necessidade de criação de novas categorias de participantes no DGPB, um item específico para a descrição do grupo e a necessidade da ampliação das estratégias de cooperação entre os grupos de pesquisa.

Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, UEPG

É licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor (PhD) pelo UCL - Institute of Education (2004). É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais enfocando, principalmente, epistemologias da política educacional e políticas para a Educação Básica.

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Publicado

2021-02-26

Como Citar

Mainardes, J. (2021). n. 06 - PANORAMA DOS GRUPOS DE PESQUISA DE POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79217

Edição

Seção

Artigos